( Slides : Pessoais)
Provavelmente, em algum momento já nos perguntamos quando o ser humano começou a representar, por que o fez e como teriam sido as primeiras representações. Segundo os estudiosos, os seres humanos tinham necessidades de representar para expressar suas alegrias, tristezas e dúvidas,comunicando-se com os outros e com os deuses, em rituais e celebrações.
Nessas ocasiões (como ocorre ainda hoje em algumas tribos indígenas), era comum as pessoas representarem os animais e seus movimentos, imitarem os fenômenos da Natureza, como os sons do trovão, narrarem as dificuldades sofridas em uma viagem, lembrarem seus antepassados para ensinar aos jovens.
As palavras e os gestos das representações eram aprendidos e memorizados. E assim podiam preservá-los, uma vez que desconheciam a escrita.
O teatro só ganhou força no país depois de 1808, ano em
que a família real mudou-se para o Rio de Janeiro. Entretanto,
a manifestação teatral só se consolidou no Brasil depois da Independência,
em 1822.Os temas mais representados nas peças
teatrais gregas eram: tragédias relacionadas
a fatos cotidianos, problemas emocionais e
psicológicos, lendas e mitos, homenagem
aos deuses gregos, fatos heroicos e críticas
humorísticas aos
políticos. Os atores, além das máscaras, utilizam muito os
recursos
da mímica. Muitas vezes a peça era acompanhada por
músicas
reproduzidas por um coral.
Como surgiram os
atores
Foi na Grécia, por volta dos séculos VII a.C., durante a celebração dos festivais dedicados ao deus Dionísio, que o teatro deixou de ser uma cerimônia religiosa e passou a representar peças teatrais. Dionísio era o deus da fertilidade, do vinho e da alegria e, em suas homenagens, organizavam-se cantos, corais e danças sobre um tablado baixo, uma arena chamada theatron, que em grego significa “local onde se vai para ver”.
O nome do hino cantado pelo participantes do coro era ditirambo, e supôe-se que esse cântico narrava a história do deus Dionísio, que veio ao mundo para ensinar aos seres humanos o cultivo da uva e de outros frutos.
Foi mais tarde, por volta do século VI a.C., que surgiram os protagonista (são atores que interpretam os personagens mais importantes). Eram dois ou três participantes que se destacavam do conjunto do coro, falavam e dialogavam entre si, narrando e interpretando os episódios da história. Dessa forma, surgiu a figura do ator(é a pessoa que representa os personagens de uma peça de teatro, de um filme, de uma novela ou de uma série de televisão).
O primeiro ator e também autor do qual se tem notícia é Téspis que segundo as pesquisas, percorria as cidades em uma carroça e recebeu prêmios por sua interpretação.
**************************
São quatro
os principais gêneros dramáticos conhecidos:
A
tragédia, nascida na Grécia, segue três características:
** Antiga, média e nova. É a representação viva das paixões e dos interesses
humanos, tendo por fim a moralização de um povo ou de uma sociedade.
A
comédia representa os
ridículos da humanidade ou os maus costumes de uma sociedade e também segue
três vertentes: a política, a alegórica e a moral.
A
tragicomédia é a
transição da comédia para o drama. Representa personagens ilustres ou heróis,
praticando atos irrisórios.
O drama (melodrama) é representado acompanhado por música. No palco,
episódios complicados da vida humana como a dor e a tristeza combinados com o
prazer e a alegria.
Os autores(é a pessoa que escreve uma peça de teatro, o roteiro de um filme, ou o enredo de uma novela ou de um livro)recebiam honrarias e prêmios pelos textos e se tornavam famosos entre seus compatriotas. Também eram muito criticados caso não agradassem ao público. Os mais conhecidos autores de tragédias são Ésquiles, Sófocles e Eurípedes: os mais conhecidos por suas comédias são Aristófanes e Menandro, e Pátrinas foi um grande escritor de sátiras.
Essas peças escritas há 2500 anos são representadas até hoje. Elas tratam dos sentimentos mais profundos dos seres humanos, que não mudaram desde a Grécia antiga, como, por exemplo, o amor, o ódio, o ciúme e a inveja.
O texto teatral
Em uma peça de teatro, as falas dos personagens aparecem escritas em
forma de diálogos que chamamos de texto. Ele contém também algumas indicações
cênicas sobre como os personagens têm de falar, os movimentos e gestos dos
atores, como devem estar vestidos ou maquiados.
Quando em uma parte ou na totalidade de um texto teatral há um único
ator representando um ou mais personagens, dizemos que se trata de um monólogo.
Alguns textos de teatro só trazem uma indicação sobre o enredo ou uma
breve sinopse(é o resumo que mostra somente os momentos principais
do enredo). Outros textos são como um resumo no qual só se assinala a ordem das
cenas e das entradas dos personagens. Nestes casos, para desenvolver o enredo,
utiliza-se a improvisação.
#### TEATRO E O MUNDO.......
Período de intensa atividade católica. Durante as
missas eram representadas passagens da bíblia, porém as autoridades católicas,
com medo da perda do caráter sagrado da missa, proibiram as exibições e as
peças foram para as praças públicas.
Também na Idade Média surgem as comédias bufas com temas políticos e sociais e a farsa com uso de estereótipos que ironizavam acontecimentos do dia a dia. Aparecem os Saltimbancos, companhias de teatro que iam de cidade em cidade apresentando seus espetáculos.
Também na Idade Média surgem as comédias bufas com temas políticos e sociais e a farsa com uso de estereótipos que ironizavam acontecimentos do dia a dia. Aparecem os Saltimbancos, companhias de teatro que iam de cidade em cidade apresentando seus espetáculos.
Renascimento
Na Itália, no final da Idade Média e início do
Renascimento, surge a Commedia Dell'Arte, que se baseava em espetáculos
teatrais populares, apresentados nas ruas, com textos improvisados e
personagens de destaques como Arlequim, Pierrot, Colombina, Polichinelo, Pantaleão,
Briguela.
Na Ingleterra, a rainha Elizabeth I deu proteção ao teatro da época pois apreciava muito os espetáculos populares. Contava com a ajuda de alguns dramaturgos ingleses para contar a história de seus heróis reforçando o sentimento do nacionalismo. O principal deles era Sheakespeare que também idealizou e construíu o mais famoso teatro inglês: o Globe.Também vale destacar o francês Moliére, patrono dos atores franceses. Moliére foi um comediógrafo, ou seja, se dedicou a escrever comédias e, em suas histórias, explorava as fraquezas e ridículos do ser humano.
Na Ingleterra, a rainha Elizabeth I deu proteção ao teatro da época pois apreciava muito os espetáculos populares. Contava com a ajuda de alguns dramaturgos ingleses para contar a história de seus heróis reforçando o sentimento do nacionalismo. O principal deles era Sheakespeare que também idealizou e construíu o mais famoso teatro inglês: o Globe.Também vale destacar o francês Moliére, patrono dos atores franceses. Moliére foi um comediógrafo, ou seja, se dedicou a escrever comédias e, em suas histórias, explorava as fraquezas e ridículos do ser humano.
Romantismo
Nos séculos XVIII e XIX a Europa teve várias
revoluções. Nesse período, a burguesia tem uma ascensão e o teatro sofre influências,
o drama substitui a tragédia e a comédia se desenvolve, o foco do teatro se
torna muito mais individual e não é mais social. No romantismo, o teatro
volta-se para o ser humano, as peças falam sobre emoção, e surge o melodrama.
Liberdade, fraternidade e igualdade são os lemas desse período.
Realismo e Naturalismo no teatro
Até o século XVIII o teatro era frequentado pelo
povo e essa realidade foi se modificando, a burguesia começou a ser maioria nas
plateias e o teatro passou a mostrar as realidades burguesas com temas como a
vida social, o casamento, o dinheiro entre outros. As representações também
começaram a ser mais naturais, mostrando pessoas comuns, mais próximas da vida
real.
Século XX
A partir do realismo e naturalismo o teatro evolui
e se torna um instrumento de discussão e crítica da sociedade, mesmo com a
falta de preocupação da reprodução da realidade nos cenários e figurinos, os
temas tratados ilustram a realidade social. O teatro nessa época trabalha
questões políticas e questões que refletem criticamente aspectos da sociedade
vigente.
O Teatro hoje
Dá para perceber que, com tantas influências, o
teatro de hoje é uma arte muito rica. Existe a ópera, o teatro de bonecos, os
musicais, o teatro feito em espaços alternativos, entre outros. Quando apareceu
o cinema, há mais de cem anos, muita gente previu o fim do teatro. Falavam que
o cinema iria substituí-lo, porque podia criar histórias com muito mais
semelhança com a realidade. Ainda bem que isso não aconteceu!
*** REGISTROS DOS FILHOTES ( ALUNOS ).........
A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.
(Charles Chaplin)
Nenhum comentário:
Postar um comentário