** MUITOS SE PERGUNTAM E JÁ PERGUNTARAM.....
SIM....CURSO DE ARTES OU EDUCAÇÃO ARTÍSTICA.....OU MELHOR O CURSO NA
CONTEMPORANEIDADE *** ARTES VISUAIS.....ENTÃO VAMOS A ELE ;
PARA COMEÇARMOS A FALAR SOBRE O CURSO DE
ARTE. PRIMEIRAMENTE TENS QUE ENTENDER AS MUDANÇAS QUE A ARTE VEM SOFRENDO NO
DECORRER DOS ANOS.DEIXAMOS E JÁ BOTA TEMPO NISSO... DE SERMOS MEROS ‘’FAZEDORES DA ARTE’’.. SEJA DE DECORADOR
DE ESCOLA A PROFESSORZINHO DE RECREAÇÃO.
INFELIZMENTE ESSAS REALIDADES
AINDA SE FAZEM PRESENTES EM ALGUNS AMBIENTES ESCOLARES E NAS MENTES DE CERTOS
PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.
E ISSO FAÇO QUESTÃO DE
QUESTIONAR SEMPRE - A ARTE MUDOU E MUDOU MUITO......E CONTINUARÁ MUDANDO
CONFORME AS MUDANÇAS QUE O MUNDO VEM SOFRENDO.
ENTÃO VAMOS A ESSAS MUDANÇAS (
LEMBRANDO QUE ISSO JÁ FOI FRISADO EM OUTRA AULA DESTE BLOG )....MAIS COMENTAREI
NOVAMENTE;
Ahhh.Mais antes.O QUE SÃO ARTES VISUAIS ?
( MUITOS ME PERGUNTARAM ISSO NO BLOG!! )
Artes visuais é a designação dada ao
conjunto de artes que representam o mundo real ou imaginário e que tem a visão como principal forma de avaliação
e apreensão.Uma arte visual está relacionada com a beleza estética
e com a criatividade do ser humano, capaz de criar manifestações ou obras
agradáveis aos olhos.O conceito de arte visual é muito amplo, envolvendo áreas
como o teatro, dança, pinturas, colagens, gravuras, cinema, fotografia,
escultura, arquitetura, moda, paisagismo, decoração, etc.As novas tecnologias
também têm revolucionado o conceito de artes visuais, em áreas como o web
design, que tem um grande impacto na sociedade atual.As artes visuais podem ser
criadas através de várias ferramentas ou instrumentos, como o papel, madeira,
gesso, argila, programas informáticos, máquinas de captação e reprodução de
imagens como filmadoras ou máquinas fotográficas.No Brasil existem cursos de
artes visuais, onde o aluno pode obter o bacharelado ou licenciatura. Uma
pessoa com esse tipo de formação pode atuar em direção de arte, cinema,
televisão, vídeo. Pode também trabalhar na área do jornalismo, fazendo a edição
de imagens para a mídia impressa ou online.
** EDUCAÇÃO ARTÍSTICA =
profissional voltado mais para as Artes Plásticas ( pintura + desenho )
** ARTES VISUAIS =
profissional voltado para quase todas as vertentes da Arte.Pintura,desenho,escultura,teatro,direção,fotografia,performance,instalação,cinema,tv,design gráficos,web design,restauração,computação gráfica,paisagismo entre outros.( Vertentes artísticas usando novas tecnologias).
Por isso foi necessário a mudança da N.O.M.E.N.C.L.A.T.U.R.A **
Lembrando que essas artes plásticas sempre fizeram- se presentes
desde o surgimento da ‘’Arte’’e em toda a Europa ( Grécia,Egito entre
outras)....ou seja, desde os tempos das Belas Artes ( escolas e acadêmicas )
como é o caso da escola renascentista os artistas naquele tempo eram
considerados pintores,escultores e desenhistas.E no Brasil não foi diferente
durante muito tempo os artistas ou profissionais das Artes eram apenas pintores
e desenhistas.Nas próprias escolas brasileiras por muito tempo os alunos estudavam as Belas Artes Academicistas ( escolas europeias ) depois de algum tempo com o avanço das novas tecnologias trouxeram mudanças significativas para a Arte em Geral.
·
Além da mudança na
nomenclatura do nome Educação Artística para Artes Visuais;
·
Liberdade do artista somando
as técnicas antigas as novas técnicas;
·
Novas ferramentas de
trabalhos;
·
Novas Artes surgem devido o
uso de novos recursos;Ex: Arte Digital
·
Surge o Ciberespaço (relação
mundial do homem com os computadores- era interconexão)
UM POQUITO DE HISTÓRIA DO
ENSINO DAS ARTES NO BRASIL.......
O ensino da Arte foi tornado obrigatório no Brasil em 1971,
pela Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional – Lei 5692/71.
Não havia, neste período, cursos de formação de professores de Arte nas
universidades brasileiras. Por isso, em 1973,visando atender rapidamente a
demanda criada pela lei, o governo criou o curso de graduação em Educação Artística,
cuja modalidade em Licenciatura Curta, com duração de apenas dois anos,
permitiu aos graduados lecionar no 1º Grau.
A
promulgação da Constituição em 1988 tornou necessária a elaboração de nova
Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional. A nova LDB - Lei 9.394/96,
também chamada Lei Darcy Ribeiro, manteve a obrigatoriedade da Arte na
educação básica: “O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório,
nos diversos níveis da educação básica de forma a promover o desenvolvimento
cultural dos alunos” (artigo 26, § 2o).Nos PCN:
“...entende-se que aprender arte
envolve não apenas uma
atividade de produção artística
pelos alunos, mas também a conquista da
significação do que fazem, pelo
desenvolvimento da percepção estética,
alimentada pelo contato com o
fenômeno artístico visto como objeto de
cultura através da história e
como conjunto organizado de relações
formais...Ao fazer e conhecer
arte o aluno percorre trajetos de aprendizagem
que propiciam conhecimentos
específicos sobre sua relação com o mundo.”
(p.44)
Os
Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental
(PCN,
1997, 1998) orientam
o professor para que trabalhe com artes
visuais,
música, teatro e dança, mas de modo que não fica obrigado
a
fazê-lo, cada profissional, com todas as modalidades. Isso está de acordo
também com a lei n.º 9.394/96, que retira do professor a
obrigatoriedade
de trabalhar, ao mesmo tempo, com as quatro
modalidades
artísticas: dança, música artes visuais e teatro. A partir daí, o
professor pode escolher a modalidade com a qual vai trabalhar, de acordo com a sua
formação específica.
Já existe a algum tempo essa divisão na Arte onde cada profissional em suas especificas habilidades trabalhe no contexto das Artes Visuais desvinculada da dança,teatro,e a música.Ou seja, é significante,aceitável e uma das conquistas dessa nova Arte....e já existem faculdades específicas nessa áreas : dança,teatro e música. Porém isso não impede também que cada profissional de preferência licenciado possa trabalhar nessas áreas já que tudo também faz parte das Artes visuais.Mais retifico aqui que já existem essas especialidades no campo das Artes.
No dia 18 de agosto de 2008, a Lei Nº 11.769, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de educação básica. A aprovação da Lei foi sem dúvida uma grande conquista para a área de educação musical no País. Todavia, há também grandes desafios que precisam ser enfrentados para que possamos, de fato, ter propostas consistentes de ensino de música nas escolas de educação básica. Nesse sentido, a ABEM tem atuado diretamente na organização de Congressos, fóruns diversos e publicações científicas que têm contribuído efetivamente para as discussões, reflexões e ações relacionados à prática da educação musical nas escolas. A Associação tem ainda, através de ações da diretoria e dos seus sócios em geral, participado ativamente do cenário político de implementação da Lei, dialogando com os diferentes segmentos político-educacionais que atuam na definição dos rumos da educação brasileira.Com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a denominação de educação artística muda para ensino de arte e continua sendo um componente curricular obrigatório em toda a educação básica. Na sequência, o MEC divulga os Parâmetros Curriculares para o Ensino de Arte, contemplando as linguagens de Artes Visuais, Teatro, Música e Dança. Paralelamente inicia-se um processo de encerramento dos cursos de educação artística, criados para formar professores multidisciplinares; e a criação de cursos especializados em uma das linguagens, uma delas educação musical. Como a maior parte dos professores é habilitada em Educação Artística com especialização em Artes Plásticas ou Visuais, na prática as outras linguagens não aparecem no currículo escolar. O quadro começa a mudar a partir de 2008, quando a Lei Federal nº 11.769 inclui um parágrafo 6º que torna conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, o ensino de música no componente curricular ensino de arte, previsto no § 2º do artigo 26 da LDB de 1996. A questão a ser enfrentada, a partir desse momento é a da formação de professores especializados para o ensino de Música.
E AI AINDA QUER SER
PROFESSOR
DE ARTE ? OU ESTUDAR ARTE ? !!!
CLARO QUE SIM..........
ENTÃO VAMOS CONTINUAR........
Artes Visuais ( conceito e profissional ) ...vamos estudar +++.......
E o conjunto de
manifestações artísticas que compreende todo o campo de linguagem e pensamento
sobre o olhar e os sentidos do ser humano.
As Artes Visuais são um campo vasto de atuação e abrigam interfaces com outras áreas, como Comunicação, Publicidade e Propaganda, Marketing, Editoração, Jornalismo, Televisão, Cinema, Teatro, Fotografia, Design Gráfico, Design de Produto, Arquitetura, Decoração, Engenharia, Saúde e Educação.
As Artes Visuais são um campo vasto de atuação e abrigam interfaces com outras áreas, como Comunicação, Publicidade e Propaganda, Marketing, Editoração, Jornalismo, Televisão, Cinema, Teatro, Fotografia, Design Gráfico, Design de Produto, Arquitetura, Decoração, Engenharia, Saúde e Educação.
O artista visual tradicionalmente produz
trabalhos específicos de escultura, pintura, gravura, desenho, fotografia,
videoarte, web art e body art, desenvolve performances e prepara instalações
artísticas para exposições em galerias, museus, coleções, espaços públicos e
privados.
Adicionalmente, atende encomendas de representação de cenas, grafites, decoração de ambientes, construção de objetos e figuras bi e tridimensionais para utilização em eventos culturais, educativos, publicitários e empresariais.
Os conhecimentos de história da arte e de estética, aliados às habilidades de execução visual, são aplicados em funções de direção de arte; animação; planejamento e execução de cenários, videografismos, maquetes, mockups, cenotecnias para cinema, teatro, televisão e vídeo; criação e execução de ilustrações, histórias em quadrinhos, cartuns, capas de livros; editoração e diagramação em empresas jornalísticas e de mídia impressa; trabalhos com DVD, multimídia e sites de internet em produtoras de mídia eletrônica.
Terá melhor colocação o profissional com sólida formação teórico-prática, sempre atualizado e capaz de aprimorar as suas atividades continuamente. Outras possibilidades oferecidas pelo mercado: ações de curadoria, montagem de exposições, monitoria em eventos culturais, preservação, restauro, gestão, avaliação e certificação de obras de arte, crítica de arte, história da arte.
Adicionalmente, atende encomendas de representação de cenas, grafites, decoração de ambientes, construção de objetos e figuras bi e tridimensionais para utilização em eventos culturais, educativos, publicitários e empresariais.
Os conhecimentos de história da arte e de estética, aliados às habilidades de execução visual, são aplicados em funções de direção de arte; animação; planejamento e execução de cenários, videografismos, maquetes, mockups, cenotecnias para cinema, teatro, televisão e vídeo; criação e execução de ilustrações, histórias em quadrinhos, cartuns, capas de livros; editoração e diagramação em empresas jornalísticas e de mídia impressa; trabalhos com DVD, multimídia e sites de internet em produtoras de mídia eletrônica.
Terá melhor colocação o profissional com sólida formação teórico-prática, sempre atualizado e capaz de aprimorar as suas atividades continuamente. Outras possibilidades oferecidas pelo mercado: ações de curadoria, montagem de exposições, monitoria em eventos culturais, preservação, restauro, gestão, avaliação e certificação de obras de arte, crítica de arte, história da arte.
ECHAAAA SÃO MUITOS ESTUDOS NÉ.... SER ARTISTA NÃO É FÁCIL NÃO....
O CURSO DE ARTES VISUAIS NA MAIORIA DAS FACULDADES FORMAM :
** Profissionais que atuem
fundamentados na compreensão da importância do papel e da função das artes
visuais na sociedade, o Curso de Graduação em Artes Visuais, nas modalidades
licenciatura e bacharelado, busca aperfeiçoar a percepção, a reflexão e a
inventividade, utilizando a produção e registro de poéticas visuais.
O Curso envolve
conhecimentos e habilidades que permitem ao profissional atuar como professor,
produtor cultural autônomo, artista plástico ou agente cultural entre outras
funções afins, dentro de instituições educativas e culturais, seja ensinando,
seja fazendo pesquisa em arte e/ou sobre arte, planejando e administrando bens
culturais, dentro de padrões éticos e de cidadania.
Contextualizando a
produção estética, o aluno desta graduação aprenderá a afirmar a compreensão do
fenômeno artístico em sua especificidade, relacionado, também, com outras
esferas da cultura e da sociedade.
Licenciatura
Por meio da inclusão das
artes visuais na educação a partir de teorias sólidas e de bases técnicas e
artísticas, a Licenciatura Plena em Artes Visuais procura desenvolver a
capacidade crítica dos alunos e orientar o desenvolvimento das práticas
artísticas nas diversas modalidades das artes, seja para o ensino da construção
da linguagem visual nos seus diversos processos artísticos, seja para a
divulgação da importância da produção e preservação dos bens culturais
materiais e imateriais. Os profissionais licenciados deverão compreender os
aspectos pedagógicos, didáticos, metodológicos e tecnológicos do ensino e da
aprendizagem em artes visuais, assim como sua importância na construção do ser
humano criativo na educação formal e não formal.
Bacharelado
Criando uma conexão
entre a evolução histórica e temporal da arte, o Bacharelado em Artes Visuais
busca expandir a capacidade crítico-reflexiva dos estudantes, de forma a
ampliar o entendimento das artes visuais e sua produção estética. Combinando
teoria e prática no desenvolvimento de projetos artísticos, os alunos aprendem
a refletir as ações de experimentar e tornar concreta determinada ideia,
pensamento ou sentimento, sempre criando uma ligação lógica entre as teorias
sobre a imagem, a história da arte e o ato criador, tornando o fazer
contextualizado. Os bacharéis deverão ser capazes de reconhecer os processos
que embasam a construção e a composição das artes visuais, seja no contexto
histórico, seja no campo bi, tri dimensional e virtual, e todas as suas
inter relações.
POR ISSO SEMPRE COMENTO QUE MUITOS DIZEM OU QUEREM ENSINAR ARTE.PORÉM SÃO POUCOS OS PROFISSIONAIS COMPROMETIDOS EM ENSINAR A VERDADEIRA ARTE OU AS ARTES VISUAIS...........
A arte de ensinar é uma tarefa difícil demais
para que alguém se envolva nela por comodismo, falta de fato melhor, ou porque
é preciso auferir ganhos. O professor do século XXI, deve ser um profissional
da educação que elabora com criatividade conhecimentos teóricos e críticos
sobre a realidade. Nessa era da tecnologia, os professores devem ser encarados
e considerados como parceiros/autores na transformação da qualidade social da
escola, compreendendo os contextos históricos, sociais, culturais e
organizacionais que fazem parte e interferem na sua atividade docente.
***Ser professora para mim: - É fazer a diferença,
formar alunos para a vida é me realizar a cada dia poder criar e reinventar a
cada nova aula.
Ser professora da
disciplina – Artes;Artista inovador - e não IMITADOR --- ou tentar ser = a ( ?
) OUTRO PROFESSOR...
Professor de ARTE MESMO *** tem que ser
''autentico'' e acima de tudo ''CRIAR SUA PRÓPRIA PERSONALIDADE'' nas aulas e
de que forma passar esses conteúdos..OU SEJA FAZER A DIFERENÇA.....SER
DIFERENTE...FAZER O QUE OUTROS FAZEM É MUITO FÁCIL!!!
PROFESSOR DE ARTE ''MESMOOOOOOO'' **** CRIA,INVENTA E RENOVA SEMPRE!!!
E DE QUE MANEIRA CONSTRUIR *** ESSAS MUDANÇAS..... ESSAS INVENÇÕES ? !!......
PROFESSOR DE ARTE ''MESMOOOOOOO'' **** CRIA,INVENTA E RENOVA SEMPRE!!!
E DE QUE MANEIRA CONSTRUIR *** ESSAS MUDANÇAS..... ESSAS INVENÇÕES ? !!......
Em primeiro lugar é preciso convencer ao alunado que a matéria de Artes é importante para aquele momento da vida deles e para o resto dela, além de que é uma disciplina normal e assim como as outras é preciso de nota para passar. O professor de Arte, dotado de conhecimentos pedagógicos que são universais aos licenciados das diversas áreas de formação é também um mediador que além de dominar a prática docente precisa conhecer arte em sua essência e saber transmiti-la a ponto de levar os alunos à experiência desse conhecimento tanto no que se refere às teorias da história e crítica de arte, mas também aos experimentos práticos, as vivências sensíveis de produção e fruição de arte. Ser artista envolve prioritariamente a sensibilidade, a exploração, apropriação e a poética pessoal, seja nas artes visuais, na música, na dança ou no teatro. Segundo Karl Marx, a arte existe por que o homem sente o mundo, ou seja, a educação dos sentidos que permitiu a existência da arte.A verdade é que ensinar Artes a cada dia me dá um novo aprendizado e os obstáculos me dão mais forças para mostrar ao mundo essa fantástica área do saber, que foi a que eu escolhi, a que mais me identifico e pela qual vou lutar o quanto eu puder!
O que vem ser Arte de ''VERDADE''!!??.....e não apenas um fazer por fazer arte....isso todos sabemos mais a ARTE em sua essência...e nos questionamentos do ser ou não ser ARTE.....isso tenho a certeza que SEMPRE ESTOU FAZENDO .....a ARTE CONTEXTUALIZADA,(RE)INVENT
O que vejo sempre são professores de ARTE SEMPRE FAZENDO AS MESMAS COISITASSSSSS....( muitas das vezes não houve nenhum contexto histórico sobre o assunto afffff) .....O ''ALUNO QUER COISA NOVAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
SEMPRE TRABALHANDO A VERDADEIRA ''ARTE''...( TEORIA X PRATICA ) tendo a ''proposta triangular''.. como base e conhecimento.. dessa forma...CONSTRUIR ALUNOS PENSANTES E CRÍTICOS ATRAVÉS DO OLHAR - A MANEIRA DE TRABALHAR ESSA VISÃO DE MUNDO CABE A ESSE PROFISSIONAL DE ARTE e sinceramente os ''VERDADEIROS ARTISTAS''.
*******O PROFESSOR DE ARTE TEM COMO
OBRIGAÇÃO :
Promover no educando a
competência para ler o mundo e a
sociedade através da apreciação, do fazer e da contextualização
do produto artístico. Por meio de sua criatividade, individual ou
coletivamente, o educando poderá experimentar e vivenciar as
diversas manifestações das diferentes forma de arte, a partir de
um olhar atento/crítico em que a sensibilidade é utilizada para
pensar, olhar, fazer arte e escrever sobre ela.Ou seja, o que diz a doutora em Artes e nossa grande
mestra Ana Mae Barbosa.... ; A Arte de hoje é : criativa,feita e contextualizada.O profissional que não sabe
a Proposta Triangular de Barbosa rasgue seu diploma.
( By - MSc Mello )
**********************************************************
''Ninguém nega o valor da educação e que um bom
professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus
filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra
o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que
permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de
mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso
da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho. Aos professores, fica o convite para que não descuidem
de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar
as pessoas para serem "águias" e não apenas "galinhas".
Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a
sociedade muda''. - PAULO FREIRE **
Todos os direitos reservados pela LEI Nº 9.610 –
70% Textos MSc.Mello ( cite a fonte)
Nenhum comentário:
Postar um comentário