A História da Arte está
relacionada à cultura dos mais variados povos existentes. Ela atravessa os
tempos, criando e contando o passado e recriando o presente. A arte está
presente a nossa volta e com ela compomos a história de uma sociedade. Cada
objeto artístico apresenta uma finalidade. Desde a pré-história, o homem sempre
criou elementos que o ajudassem a superar as suas necessidades e a vencer
desafios.
Existem objetos do
homem que representam os seus sentimentos, algo que a utilidade pública muitas
vezes não consegue questionar, somente considera a sua beleza. Eles são
conhecidos como obras de arte. Elas fazem parte
da cultura do povo e são capazes de ilustrar situações sociais ou não.
A arte pode ser
definida como fruto da criação do homem e de seus valores junto a sociedade.
Dentro dela existem vários procedimentos e técnicas utilizadas para compor uma
obra.Ela é uma necessidade que faz o homem se comunicar e refletir sobre as
questões sociais e culturais dentro da sociedade.
Podemos
identificá-las de todas as formas:
·
Arquitetura;
·
Música;
·
Cinema;
·
Teatro;
·
Dança;
·
Pintura,
·
Artesanato,
etc.
Lembrando que estamos vendo História da Arte desde o início neste Blog.Quando falamos Onde surgiu a Arte.Nas Manifestações Artísticas e Culturais de Grécia aos Carnavais é só fuçar um poquito que todas essas histórias estão aqui.***
**** Por quê Estudar História da Arte?
Por quê Estudar História da Arte?
Mas, será preciso
estudar a história da arte, se ela está em tudo que existe? Por que ela é
importante?
Para responder a
tais questões, é preciso estar disposto a aprender, a conhecer o mundo. Nela,
aprendemos a refletir sobre as principais filosofias e os principais críticos
da arte, assim como o estudo dos objetos artísticos e os diferentes contextos
sociais. A partir daí, você estará apto para criar, criticar e entender os
movimentos artísticos que surgem no decorrer dos anos.
Saiba que um
artista não é só aquele que é criativo, mas aquele que cria objetos capazes de
atender as necessidades e divulgar os seus pensamentos, assim como estimular
outras pessoas e descobrir novas formas de fazer arte.
Nesse blog, você
descobrirá um pouco sobre o contexto histórico de cada movimento
artístico que existiu, assim como a arquitetura, a escultura, a
pintura e artes menores. Interaja nesse mundo artístico, navegue pela linha do
tempo, conhecendo mais sobre a Arte.
ENTÃO VEM COMIGO.....................
O mosaico é a expressão máxima da arte bizantina e, não se
destinando somente a decorar as paredes e abóbadas, serve também de fonte de
instrução e guia espiritual aos fiéis, mostrando-lhes cenas da vida de Cristo,
dos profetas e dos vários imperadores.
O caráter majestoso da arte bizantina pode ser observado tanto na arquitetura como nos mosaicos e nas pinturas que decoram o interior das igrejas. Um importante exemplo é a igreja de Santa Sofia que apresenta uma grande cúpula sobre uma planta quadrada.
O caráter majestoso da arte bizantina pode ser observado tanto na arquitetura como nos mosaicos e nas pinturas que decoram o interior das igrejas. Um importante exemplo é a igreja de Santa Sofia que apresenta uma grande cúpula sobre uma planta quadrada.
A abóbada é uma construção em
forma de arco com a qual se cobrem espaços compreendidos entre muros, pilares
ou colunas. Desde sua primeira versão, em 360, até 1453, a Basílica de Santa Sofia, também chamada de Hagia Sofia, foi utilizada pela Igreja Ortodoxa Bizantina.
IMPORTANTE *** NÃO ME APROFUNDAREI NO MOSAICO ATÉ PORQUE É UMA TÉCNICA E ISTO VEREMOS NA AULA DE ** Técnicas de Pintura...ok !
Em 395 o imperador Teodósio dividiu em duas partes o imenso
território que dominava: O império Romano do Ocidente e o Império Romano do
Oriente.
O império Bizantino como acabou sendo dominado o Império Romano do Oriente alcançou seu apogeu político cultural durante o imperador Justiniano que reinou de 527 até 565.
A arte Bizantina tinha um objetivo: Expressar a autoridade absoluta do imperador, considerado sagrado, representante de DEUS e com poderes temporais e espirituais.
Para que a arte atingisse melhor esse objetivo, uma série de convenções foi estabelecida, tal como na Arte Egípcia *** aula já vista fuça o blog !!
O império Bizantino como acabou sendo dominado o Império Romano do Oriente alcançou seu apogeu político cultural durante o imperador Justiniano que reinou de 527 até 565.
A arte Bizantina tinha um objetivo: Expressar a autoridade absoluta do imperador, considerado sagrado, representante de DEUS e com poderes temporais e espirituais.
Para que a arte atingisse melhor esse objetivo, uma série de convenções foi estabelecida, tal como na Arte Egípcia *** aula já vista fuça o blog !!
Uma delas foi a Frontalidade, pois a postura rígida dessa figura leva o observado a uma atitude respeito e veneração pelo personagem apresentado.
Esse caráter majestoso pode ser apresentado tanto em arquitetura como, mosaicos e nas pinturas que fazem de decoração nas paredes das igrejas, e como melhor exemplo disso é a Basílica de Santa Sofia, que foi construída e ornamentada de acordo com gosto das classes mais ricas.
No século VI, Justiniano tentou reunificar o império Romano e por isso iniciou as guerras de conquista no ocidente.
O Império Bizantino sofreu períodos de clinica cultural e político, mas conseguiu sobreviver até o fim da idade média,quando Constantinopla foi invadida pelos Turcos.
A SEGUIR TRABALHOS DESENVOLVIDOS POR MIM COM FILHOTES ( ALUNOS ) :
A localização de
Constantinopla permite à arte bizantina a absorção de influências vindas de Roma,
da Grécia e do Oriente e a interligação de alguns destes
diversos elementos culturais num momento de impulso à formação de um
estilo repleto de técnica e cor.
A arte
bizantina está intimamente relacionada com a religião, obedecendo a um clero
fortalecido que possui, além das suas funções naturais, as funções de organizar
também as artes, e que consequentemente relega os artistas ao papel de meros
executores.
ARQUITETURA
A arquitetura teve um lugar
de destaque, operando-se nela a importantes inovações. Foi herdeira do arco, da
abóbada e da cúpula, mas também, do plano centrado, de forma quadrada ou em
cruz grega, com cúpula central e absides laterais.
A expressão artística do
período influenciou também a arquitetura das igrejas. Elas eram planeadas sobre uma
base circular, octogonal ou quadrada rematada por
diversas cúpulas, criando-se
edifícios de grandes dimensões, espaçosos e profusamente decorados.
A Catedral
de Santa Sofia é um dos grandes triunfos da técnica bizantina.
Projetada pelos arquitetos Antêmio
de Tralles e Isidoro de Mileto, ela possui
uma cúpula de 55 metros apoiada em quatro arcos plenos.
Esta técnica permite uma cúpula extremamente elevada a ponto de sugerir, por
associação à abóbada celeste, sentimentos de universalidade e poder absoluto.
Apresenta pinturas nas paredes, colunas com capitel ricamente
decorado com mosaicos e chão de mármore polido.
60 % dos exames que exigem assuntos de ARTE - História da Arte em vestibulares ou concursos públicos.Geralmente caem assuntos como: movimentos que de alguma forma acrescentaram mudanças ao estudo da Arte e nas Artes em Geral.Os movimentos artísticos durante os séculos XIX a XXI são os que mais estão presentes nesses tipos de exames.Importante lembrar também que faz um bom tempo que não cai Idade Antiga e Média ( Bizantina e Gótica)Não custa nada frisarmos no blog.O Renascimento que será outro assunto que veremos da Idade Moderna virá e mexe cai uma ou duas questões.O foco de quem elabora tais exames são os séculos XX e XXI pois foram tais períodos que a Arte sofreu importantes mudanças.( fica a dica)
Outro movimento não citado por mim mais
comentarei dele em resumo....ok !!
A
arte Românica
Havia ainda a ameaça das fronteiras do Império por partes dos
povos invasores a quem os Romanos chamavam “Bárbaros”.
Começava a decadência do império Romano e desaparecimento quase completo na Europa ocidental da Cultura Greco-romana ou clássica.
A arquitetura
As arquiteturas mais significativas da arquitetura Românica são as utilizações das Abobadas, dos pilares maciços que a sustentam e das paredes espessas com aberturas estreitas usadas como janela.
A arquitetura Românica da Itália
Na Itália a arte Românica se desenvolveu com características diferentes das do resto da Europa.
A Pintura
Assim a pintura românica desenvolveu sobre tudo nas grandes decorações murais por meio de técnicas afresco.
Os afresco tinham como modelo as ilustrações o livro religioso,pois na época nos conventos eram intensa a produção de manuscrito ilustrados á mão com setas da história sagrada.
Começava a decadência do império Romano e desaparecimento quase completo na Europa ocidental da Cultura Greco-romana ou clássica.
A arquitetura
As arquiteturas mais significativas da arquitetura Românica são as utilizações das Abobadas, dos pilares maciços que a sustentam e das paredes espessas com aberturas estreitas usadas como janela.
A arquitetura Românica da Itália
Na Itália a arte Românica se desenvolveu com características diferentes das do resto da Europa.
A Pintura
Assim a pintura românica desenvolveu sobre tudo nas grandes decorações murais por meio de técnicas afresco.
Os afresco tinham como modelo as ilustrações o livro religioso,pois na época nos conventos eram intensa a produção de manuscrito ilustrados á mão com setas da história sagrada.
O ''afresco'' é uma técnica de pintura em paredes ou tetos de gesso ou revestidas com argamassa, ainda frescas, e geralmente assumem a forma de mural.
Na Baixa Idade Média, o desenvolvimento comercial
europeu abriu espaço para novas possibilidades estéticas. As igrejas, na
qualidade de grande reduto de pessoas e representantes do poder clerical da
época, foram tomadas por novas técnicas de construção que marcam o surgimento
do estilo gótico. Em geral, as construções eram bastante ricas e detalhadas,
demonstrando justamente todo o progresso técnico e material que o renascimento
comercial havia proporcionado.
Um dos mais marcantes elementos decorativos que
aparecem nessas igrejas são
os vitrais, que formavam imensas e coloridas janelas que, muitas
vezes, apresentavam desenhos geométricos ou representavam um santo ou uma
passagem do texto bíblico. Sobre esse aspecto, ainda vale ressaltar que os
vitrais permitiam a elaboração de um vibrante jogo de luzes constituído a
partir da combinação de peças de vidro das mais variadas cores.
Afinal o que foi este movimento tão sombrio nas Artes.........então vamos a ele;
O gótico é um estilo artístico europeu que se inicia no ano
de 1140 e termina nas primeiras décadas do século XVI. O gótico é evolução
da arquitetura românica e o que precedeu a arquitetura renascentista, foi
desenvolvido na França em pleno período medieval. O estilo gótico designa uma
fase da história da arte ocidental, identificável por características muito
próprias de contexto social, político e religioso em conjugação com valores
estéticos e filosóficos e que surge como resposta à austeridade do estilo
românico.
O estilo gótico as abóbadas (abóbada é uma
construção em forma de arco com a qual se cobrem espaços compreendidos entre
muros, pilares ou colunas) ficarão cada vez mais elevadas e maiores,
paredes mais leves e finas, janelas predominantes, muitas catedrais góticas
caracterizam-se pelo verticalismo e majestade, o estilo gótico ficou
marcado em muitas catedrais europeias, entre elas a de Notre-Dame que é
classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO.
( igreja com arquitetura gótica)
A pintura gótica, uma das expressões da arte gótica,
apareceu apenas em 1200 ou quase 50 anos depois do início da arquitetura e
escultura góticas. A transição do românico para gótico é bastante imprecisa e
não uma quebra definida, mas pode-se perceber o início de um estilo mais
sombrio e emotivo que o do período anterior, a característica mais evidente da
arte gótica é um naturalismo cada vez maior.
Até
as atualidades, a origem do termo "gótico" é um mistério; existem
muitas teorias a respeito: algumas razoáveis, mas outras muito polêmicas, uma
delas é que o termo gótico foi empregado pelos artistas do
renascimento, em tom depreciativo, para se referir à arte da idade média, que a
consideravam de qualidade inferior e bárbara comparada com a arte clássica que
se praticava na época, Ao longo da história, o termo foi adotado como uma
gênero de diversas manifestações artísticas e culturais.
A cor era elemento essencial para os vitrais que, através da luz que vinha de fora da igreja, despertavam a curiosidade das pessoas em relação às histórias contadas em forma de ilustração. Era um meio de atrair a população às igrejas, com adornos e formas jamais então vistas nas paredes cinzas das catedrais. Há teorias que afirmam que as histórias eram ilustradas nas janelas, e não nas paredes, por causa da luminosidade que remetia à ideia do espírito da luz que atingia os lugares santos, dentro de uma concepção religiosa. A janela, colorida e iluminada, era uma metáfora de portal entre um mundo e outro, entre o universo terreno e o espiritual.
PIERO DELLA FRANCESCA
PRINCIPAL CARACTERÍSTICA EM SEU TRABALHO :
** IMOBILIDADE E BELEZA GEOMÉTRICA
DIFERENTE DO MASACCIO PARA PIERO A PINTURA NÃO TEM POR FUNÇÃO REPRESENTAR UM ACONTECIMENTO.AS CENAS QUE SUAS OBRAS MOSTRAM -SE UMA APRESENTAÇÃO DE UMA COMPOSIÇÃO GEOMÉTRICA.NA OBRA RESSURREIÇÃO DE JESUS POR EXEMPLO,O GRUPO DE FIGURAS HUMANAS ALI REPRESENTADAS COMPÕEM UMA PIRÂMIDE,CUJO PONTO MAIS ELEVADO É A CABEÇA DE CRISTO E CUJA BASE É OS SOLDADOS QUE DORMEM SENTADOS NO CHÃO PRÓXIMO AO TÚMULO.** segue a obra abaixo:
A cultura gótica contemporânea pós-punk teve
início no Reino Unido durante o final dos
anos 70 e início dos 80. O gótico abrange o
estilo de vida, estético e uma bagagem
filosófica e literária sempre envolto a
uma atmosfera sombria.*** ARTE DA MODA -
outro assunto que abordarei neste blog.
ALGUMAS RELEITURAS DE ARTISTAS COM ESTILO
GÓTICO DE SER
RENASCIMENTO
( fonte : internet )
*** FALAR DO MOVIMENTO RENASCENTISTA É FALAR NADA MAIS - NADA MENOS QUE O MESTRE DOS MESTRE SE NÃO FOR O MAIOR DE TODOS OS ARTISTAS DA IDADE MODERNA : LEONARDO DA VINCI.
UM DOS AUTORES DA FRASE QUE PRATICAMENTE IDENTIFICO -ME COMO PROFISSIONAL :
''Que o teu trabalho seja perfeito para que, mesmo depois da tua morte, ele permaneça''.
( Leonardo da Vinci )
O Renascimento foi uma época ou movimento
de renovação das artes e ciências europeias, dentre
os séculos XIV a XVI, marcado pela valorização da
Antiguidade Clássica.O Renascimento Italiano se
espalhou pela Europa, trazendo novos artistas que
nacionalizaram as ideias italianas...
O termo Renascimento é comumente aplicado à civilização europeia que se desenvolveu entre 1300 e 1650, sobretudo no século XVI. Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica.
O RENASCIMENTO
SURGIU NA ITÁLIA DURANTE OS SÉCULOS XV e XVI.UMA DAS SUAS PRINCIPAIS
CARACTERÍSTICAS : O IDEAL DO HUMANISMO,O HOMEM COMO CENTRO DE TUDO,O
INDIVIDUALISMO.NUM SENTIDO AMPLO,ESSE IDEAL PODE SER ENTENDIDO COMO A VALORIZAÇÃO DO
HOMEM E DA NATUREZA,EM OPOSIÇÃO AO DIVINO E AO SOBRENATURAL,CONCEITOS QUE
HAVIAM IMPREGNADO A CULTURA DA IDADE MÉDIA.
NAS ARTES, O IDEAL HUMANISTA E A PREOCUPAÇÃO COM O RIGOR CIENTÍFICO PODEM
SER ENCONTRADOS NAS MAIS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES.
TRABALHANDO ORA : O ESPAÇO,NA ARQUITETURA, ORA AS LINHAS E CORES,NA
PINTURA,OU AINDA OS VOLUMES,NA ESCULTURA OS ARTISTAS DO RENASCIMENTO SEMPRE
EXPRESSARAM OS VALORES DA ÉPOCA : A RACIONALIDADE E A DIGNIDADE DO SER HUMANO.
** FATORES QUE CONTRIBUIRAM PARA O RENASCIMENTO: BÚSSOLA, PÓLVORA,LIVROS IMPRESSOS E O MERCANTILISMO
** FATORES QUE CONTRIBUIRAM PARA O RENASCIMENTO: BÚSSOLA, PÓLVORA,LIVROS IMPRESSOS E O MERCANTILISMO
## CARACTERÍSTICAS:
- O HOMEM COMO CENTRO DE TUDO: INDIVIDUALISMO
- A VALORIZAÇÃO DA RAZÃO E CIÊNCIA.
- PERCEPÇÃO DO CLARO E ESCURO.
## PRINCIPAIS PINTORES:
- PIERO DELLA FRANCESCA
- MASACCIO
- MICHELANGELO
- BOTTICELLI
- LEONARDO DA VINCI
CONCEITO DO RENASCIMENTO
FOI UM TERMO APLICADO COMO SÍMBOLO DO DESPERTAR DAS ARTES,DO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E DA PRÓPRIA MUDANÇA DE VIDA.
( fonte : internet )
A PINTURA RENASCENTISTA E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
- CONFIRMA AS TRÊS CONQUISTAS DESTE PERÍODO : A PERSPECTIVA,O USO DO CLARO E ESCURO E O REALISMO.
- O ARTISTA TINHA UM ESTILO PESSOAL UM IDEAL DE LIBERDADE, UM INDIVIDUALISMO DIFERENTE DO PERÍODO DA IDADE MÉDIA ( na Idade Média o artista tinha que submeter -se as ideais da igreja do poder eclesiástico não tinha liberdade de expressão)
- NO RENASCIMENTO OS ARTISTAS ERAM CRIADORES E EXPRESSAVAM EM SUAS OBRAS OS SENTIMENTOS E SUAS IDEAIS.
Foi na Península Itálica que o comércio mais se desenvolveu neste período, dando origem a uma grande quantidade de locais de produção artística. Cidades como, por exemplo, Veneza, Florença e Gênova tiveram um expressivo movimento artístico e intelectual. Por este motivo, a Itália passou a ser conhecida como o berço do Renascimento.
*** PINTORES DO RENASCIMENTO.......
PIERO DELLA FRANCESCA
PRINCIPAL CARACTERÍSTICA EM SEU TRABALHO :
** IMOBILIDADE E BELEZA GEOMÉTRICA
DIFERENTE DO MASACCIO PARA PIERO A PINTURA NÃO TEM POR FUNÇÃO REPRESENTAR UM ACONTECIMENTO.AS CENAS QUE SUAS OBRAS MOSTRAM -SE UMA APRESENTAÇÃO DE UMA COMPOSIÇÃO GEOMÉTRICA.NA OBRA RESSURREIÇÃO DE JESUS POR EXEMPLO,O GRUPO DE FIGURAS HUMANAS ALI REPRESENTADAS COMPÕEM UMA PIRÂMIDE,CUJO PONTO MAIS ELEVADO É A CABEÇA DE CRISTO E CUJA BASE É OS SOLDADOS QUE DORMEM SENTADOS NO CHÃO PRÓXIMO AO TÚMULO.** segue a obra abaixo:
A arte de Piero dela Francesca incorpora a maioria dos traços científicos da pintura renascentista italiana, considerados “novos” no século 15, como o modelado da luz e sombra para criar formas tridimensionais, uma compreensão sofisticada da matemática e da perspectiva linear, e um gosto pela monumentalidade da arte clássica – tudo isso traduzido num estilo pessoal meditativo, atemporal e profundamente tocante.
Um poquito ++++ sobre esse artista.(Piero - 1410/1492 )
O sentido poético das obras de Piero Della Francesca exprime-se no sentimento de atemporalidade, transmitido pela harmonia dos tons claros e pelo tratamento dado às figuras, tratadas em volumes simples. Apesar da tranquilidade que repassa através de suas obras, o artista não abriu mão de uma técnica rigorosa. Nos últimos anos de sua vida, o pintor dedicou-se a escrever tratados sobre matemática e perspectiva. Piero foi um dos mais importantes pintores do início do Renascimento e um pioneiro na arte da perspectiva. Era muito ligado aos detalhes, trabalhava devagar e meticulosamente. Possuía um sentido laborioso de cor e luz e também grande sensibilidade para com a beleza da natureza.(Piero - 1410/1492 )
- MASACCIO
FOI O PRIMEIRO PINTOR DO SÉCULO XV A CONCEDER,A PINTURA COMO IMITAÇÃO FIEL DO REAL,COMO A REPRODUÇÃO DAS COISAS TAL COMO ELAS SÃO.O SEU REALISMO É TÃO CUIDADOSO QUE ELE PARECE TER A INTENÇÃO DE CONVENCER O OBSERVADOR A RESPEITAR A REALIDADE DA CENA RETRATADA EXEMPLO DO PAINEL MADONNA COM O MENINO.
Nossa Senhora no Trono com o Menino Jesus Masaccio 1426
O ARTISTA DO RENASCIMENTO NÃO VÊ MAIS O HOMEM COMO EXPRESSÃO MAIS GRANDIOSA DO PRÓPRIO DEUS.E O MUNDO É PENSADO COMO REALIDADE A SER COMPREENDIDA CIENTIFICAMENTE E NÃO APENAS ADMIRADA.
** PRINCIPAL CARACTERÍSTICA : A PINTURA COMO IMITAÇÃO DO REAL ( Masaccio - 1401 / 1428)
-MICHELANGELO :
COMO GRANDE PARTE DOS PINTORES E ESCULTORES DA ÉPOCA,MICHELANGELO COMEÇOU A CARREIRA ARTÍSTICA SENDO APRENDIZ DE UM GRANDE MESTRE DAS ARTES.PINTOU O TETO DA CAPELA SISTINA DO VATICANO.MORREU EM 1574 AOS 89 ANOS EM ROMA.
Utilizando uma técnica chamada afresco, em que a pintura é feita sobre uma argamassa de cal e areia. Como esse tipo de trabalho seca rápido, antes de botar a mão na massa o italiano teve de estudar bastante quais imagens planejava recriar. A tarefa completa levou quatro anos, de 1508 a 1512 - mas tornou-se uma das mais importantes obras-primas da história e é, hoje, uma das maiores atrações do Vaticano. O que pouca gente sabe é que, a princípio, Michelangelo não queria o serviço. Primeiro, porque considerava a pintura uma arte inferior. Ele gostava mesmo era de esculpir. Segundo, porque não se dava bem com o papa Júlio II, que fez a encomenda.
Vista do teto da Capela Sistina, projetada por Michelangelo
** PRINCIPAL CARACTERÍSTICA : A PINTURA A ÓLEO E O REALISMO.
Sandro Botticelli
( Obra - O Nascimento de Vênus )
SANDRO BOTTICELLI - NASCEU EM FLORENÇA EM 1445. MORREU EM 1510.
O Nascimento de Vênus é uma obra que mostra a Vênus surgindo nua de uma concha sobre as espumas do mar. A obra ainda apresenta Zéfiro, o vento do Oeste, assoprando na direção da deusa, acompanhado pela ninfa Clóris. À direita de Vênus, há uma Hora (deusas das estações) que lhe entrega um manto com flores bordadas.
Provavelmente, Botticelli tenha feito a obra no ano de 1486. Na época, O Nascimento de Vênus e A Alegoria da Primavera, ambos de Botticelli, foram produzidos por encomenda de Lorenzo di Pierfrancesco, um político e banqueiro italiano que queria enfeitar sua residência, a Villa Medicea di Castello.
Ao contrário das obras de Leonardo da Vinci e Rafael, a anatomia de O Nascimento de Vênus não apresenta o realismo clássico. Nota-se que o pescoço da deusa é mais longo e seu ombro esquerdo tem uma representação anatômica incorreta. Acredita-se que estes erros sejam uma espécie de licença artística de Botticelli, sendo que alguns críticos de arte indiquem estes detalhes como influência do Maneirismo, que era uma vertente revisionista dos valores clássicos e naturalistas do Humanismo renascentista.
Ao contrário das obras de Leonardo da Vinci
** PRINCIPAL CARACTERÍSTICA :ESTÉTICA E PERSPECTIVA CIENTÍFICA.
LEONARDO DA VINCI
NASCEU EM 1452.PRINCIPAL OBRA - MONALISA. O MAIS DURADOURO SÍMBOLO DA MÍSTICA FEMININA,TORNANDO-SE O RETRATO DE UMA VIRTUOSA MÃE DE FAMÍLIA QUE TEVE CINCO FILHOS.POR SÉCULOS A MONALISA FOI CONHECIDA TAMBÉM COMO A ''LA GIOCONDA''.
** PRINCIPAL CARACTERÍSTICA :TÉCNICA DE LUZ E SOMBRA ( CLARO - ESCURO )
*** A seguir algumas pinturas renascentistas...
O casamento de Arnolfini, pintado em óleo sobre madeira por Jan van Eyck em 1434
Pieta – Maria com Jesus morto - Michelangelo
'L'Adorazione dei Pastori', de Benvenuto Tisi dito Il Garofalo
O Renascimento foi um
forte e intenso movimento cultural, percebido através da arte, literatura,
filosofia e ciência. Para Agnes Heller, o Renascimento “constitui a primeira
onda do adiado processo de transição do feudalismo para o capitalismo”.
É um processo total que englobou e atuou decisivamente nas mudanças culturais, sociais e econômicas da sociedade. No entanto, não foi o único movimento cultural responsável pelas mudanças ocorridas nos séculos XV e XVI. Ainda há muito para ser analisado. Através de uma perspectiva culturalista, acreditamos que com o Renascimento o homem mudou, tornou-se dinâmico, percebendo-se um ser inacabado e susceptível a mudanças.
Assim, o homem mudou sua forma de pensar e ver o mundo. Passou a se impor sobre o mundo, percebendo-se como um ser universal. O homem cada vez mais passou a se individualizar.
É um processo total que englobou e atuou decisivamente nas mudanças culturais, sociais e econômicas da sociedade. No entanto, não foi o único movimento cultural responsável pelas mudanças ocorridas nos séculos XV e XVI. Ainda há muito para ser analisado. Através de uma perspectiva culturalista, acreditamos que com o Renascimento o homem mudou, tornou-se dinâmico, percebendo-se um ser inacabado e susceptível a mudanças.
Assim, o homem mudou sua forma de pensar e ver o mundo. Passou a se impor sobre o mundo, percebendo-se como um ser universal. O homem cada vez mais passou a se individualizar.
"Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que,
com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de
arriscar"
William Shakespeare
Fontes de pesquisa:
A arte romântica e gótica/ Folio
Os pintores mais influentes do mundo/ Girassol
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
A arte romântica e gótica/ Folio
Os pintores mais influentes do mundo/ Girassol
1000 obras-primas da pintura europeia/ Könemann
E ASSIM FOI
O RENASCIMENTO...................................................
Respeite o Direito Autoral deste Blog e das fontes referenciadas !!!!!
by MSc Mello ( Drik@rt)
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