AFINAL QUE LEITURA TU FAZES DESSA
IMAGEM *** dou um tempinho ???
***** E ai pensou - ou melhor fizestes a leitura visual ?!!
Então deixa eu agora explicar.........
### pergunta-se o que estuda em Arte quando falamos em
*** ART DA PUBLICIDADE !!
Muitos assuntos abrange essa Arte mais frisarei aqui algumas
NOMENCLATURAS ### básicas quando se fala nessa área de
conhecimento......CRIATIVIDADE !!!
É isso ai..... criatividade = publicidade........
Design
O QUE É ESSA PALAVRINHA QUE MUITO SE FALA -
GERALMENTE ESCUTA - SE EM PROPAGANDAS E RÁDIO -
TV - LOJAS .........entre outros meios ;
O Design é a palavra em inglês para desenho.
A função do ''Design '' é criar e desenvolver projetos
gráficos ou de comunicação visual, ou de concepção de
objetos ou peças dos mais diversos tipos, a serem
produzidas em grande escala. Na área gráfica, cria
logotipos, define a formatação das páginas de uma
publicação, como jornais e revistas, definindo o tipo e o
tamanho das letras e a disposição das imagens.
Pode trabalhar em meio digital, desenvolvendo interfaces
para sites, games e dispositivos móveis, como celulares,
smartphones e tablets. Neste caso, atua em editoras,
agências de publicidade, birôs de computação gráfica
e produtoras de mídia digital. Em desenho industrial, o
campo é muito amplo. O profissional trabalha com
produtos de consumo, como
eletrodomésticos, mobiliário, lustres, vestuário e jóias. Ou
na fabricação de instrumentos
e equipamentos medico odontológicos, como camas para
hospitais e instrumentos para dentistas. Pode desenhar,
ainda, peças da construção civil, como azulejos e
cerâmicas, ou seja, seja qual for o campo de atuação,
fazem parte da preocupação desse profissional garantir a
funcionalidade do objeto e a viabilidade econômica e
industrial de sua fabricação.
Dependendo da área de atuação, o designer convive no dia a dia com arquitetos, profissionais de marketing, jornalistas, editores, engenheiros e especialistas em informática. Você pode ingressar na carreira como tecnólogo.
UM POQUITO DE HISTÓRIA DA ARTE -------
UM POQUITO DE HISTÓRIA DA ARTE -------
ARTE DO DESIGN:
A Arte do Design surgiu durante a Revolução
Industrial no século XVIII/XIX, quando a sofisticação das técnicas de impressão
e de confecções de papeis permitiu a descrição de efeitos decorativos. O
artista comercial ou mais especificamente os designers.Quando mais talentosos
esses tipo de profissionais eram mais reconhecido eles seriam na época.
Com o passar do tempo o
interesse pelas técnicas básicas e com a tecnologia avançada; os designers se
viram obrigados a cumprir a risca a sua função original:a de casar estética e praticidade
em todo e qualquer tipo de produto.
A interatividade nessa
área alcançou um nível impressionante nos últimos tempos. O que se vê são
escultores desenhando escovas de dente, projetistas de automóveis fazendo
canetas e arquitetos desenvolvendo sapatos. Não é exagero dizer que alguns
produtos só existem atualmente graças às soluções encontradas pelos designers.
O design é também uma profissão, cujo profissional é o designer. Os designers normalmente se especializam em projetar um determinado tipo de coisa. Atualmente as especializações mais comuns são o design de produto, design visual, design de moda e o design de interiores.
O design é também uma profissão, cujo profissional é o designer. Os designers normalmente se especializam em projetar um determinado tipo de coisa. Atualmente as especializações mais comuns são o design de produto, design visual, design de moda e o design de interiores.
** Outras nomenclaturas que - são... importantes :
•LOGOTIPO como palavra para representar um símbolo com tipologia que
representa a identidade visual de um empresa.
•Basicamente, logomarca é quando se cria
uma marca, um símbolo. LOGOTIPO = APENAS AS LETRAS
--- LOGOMARCA = LETRAS + SÍMBOLO(desenho) ;
Símbolos :
*** Símbolo ou Marca é um desenho que identifique a empresa
Símbolos :
*** Símbolo ou Marca é um desenho que identifique a empresa
EXEMPLOS : LOGOTIPOS ( design de letras )
Logotipo é a identificação da
empresa feita por letras.
EXEMPLOS : LOGOMARCAS ( design da letra + desenho )
(fontes : Internet )
VAMOS RELEMBRAR O ASSUNTO *************
Qual a diferença entre logotipo e logomarca?
SÍMBOLO: é um ícone ou ilustração abstrata para representar ou lembrar a empresa. Veja o exemplo da figura ao lado. | ||||||||||
LOGOTIPO: é formado pelo NOME da empresa, escrito em extenso, de forma estilizada ou com algum design nas letras. Veja os exemplos da figura ao lado. | ||||||||||
LOGOMARCA: é a junção do SÍMBOLO com o NOME da empresa. Veja o exemplo da figura ao lado. | ||||||||||
Observe que a principal diferença entre o LOGOTIPO e a LOGOMARCA é que na LOGOMARCA, o SÍMBOLO não participa do NOME da empresa. Já no LOGOTIPO, o próprio NOME faz parte do SÍMBOLO. | ||||||||||
Profissões na área de Design
- Artista plástico/Criador de arte contemporânea
- Cenógrafo/Animador visual
- Ilustrador
- Designer Gráfico
- Designer de Equipamento
- Designer Industrial
- Designer de Espaços/Ambientes
- Organizador de exposições
- Artista Multimédia
Úlha: Logotipo = apenas letras.A logomarca é a
junção do desenho mais a letra.
***********************
PARTICULARMENTE ADORO ESSE
ASSUNTO.................
*** NÃO PODEMOS DEIXAR DE
DESTACAR NO
DESTACAR NO
BRASIL OS IRMÃOS CAMPANA - UM DOS
GRANDES NOMES
DESSA MARAVILHOSA ARTE.....
A SEGUIR ALGUNS DE SEUS TRABALHOS !!!
Um arquiteto e um advogado do interior do Brasil se tornaram os designers brasileiros mais aclamados da atualidade e elevaram mobiliários ao status de obra de arte. Fernando e Humberto são os Irmãos Campana.
Ao mesmo tempo que apresentam trabalhos de intensa experimentação e tecnologia, seu trabalho se afasta da produção em série que caracteriza trabalhos de ponta, ao uni-lo à produção artesanal. Cada peça adquire caráter único e por isso muitas vezes ganha status de obra de arte. Os Campana rompem a fronteira existente entre arte e design.
Mestres do design, artistas da forma e
criadores únicos, eles são os designers
brasileiros com maior reconhecimento
internacional. Dominam com maestria
a transformação de matérias-primas
simples em objetos nobres.
No mundo do design, foi a partir da
década de noventa do século XX que o
Brasil saltou para as capas das
principais revistas mundiais.
Esta mediatização deveu-se, sobretudo, aos Irmãos Campana e às suas peças
de forte impacto visual. Detentores de uma particular intuição e de gosto pela
experiência empírica, Fernando e Humberto Campana souberam combinar
a cultura urbana com as diversas manifestações da cultura popular, as belas
artes e as expressões de rua, o engenho artesanal com a lógica da produção
industrial, os materiais naturais com as matérias recicláveis. Apreendendo
as marcas do próprio tempo, as suas propostas acabaram por ser a
tradução do Brasil do samba e das favelas, do carnaval e da praia, das
profundas clivagens sociais e do futebol, da alegria e colorido dos Trópicos.
Recepcionadas Sobretudo enquanto símbolos culturais, as
suas cadeiras tornaram-se rápida e simultaneamente ícones de uma cultura
urbana e global, contribuindo para a construção da imagem de um
Brasil moderno e cosmopolita. Ao serem valorizadas pela sua autenticidade e
originalidade, contribuíram de um modo decisivo para a própria cultura
globalizada.
As peças dos irmãos Campana estão representadas em importantes museus
internacionais, entre os quais o MoMA (Museum of Modern Art) Também
figuram em destaque em todas as mostras pontuais de Design, como foi o caso
da Experimenta Design de 2003 em Lisboa, que lhes prestou homenagem.
( Melissa tem nova parceria com os irmãos Campana )
NÃO FALAR DOS IRMÃOS
CAMPANAS QUANDO O ASSUNTO É
DESIGN - BOM SUJEITO NÃO É......
VIVA ESSES GÊNIOS DESSA ARTE TÃO :
EXPRESSIVA, CRIATIVA E INOVADORA......
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