Art da Publicidad !!!




AFINAL QUE LEITURA TU FAZES DESSA 

IMAGEM *** dou um tempinho ???

***** E ai pensou - ou melhor fizestes a leitura visual ?!!

Então deixa eu agora explicar.........

###  pergunta-se o que estuda em Arte quando falamos em  

*** ART DA PUBLICIDADE !!

Muitos assuntos abrange essa Arte mais frisarei aqui algumas 

NOMENCLATURAS  ### básicas quando se fala nessa área de 

conhecimento......CRIATIVIDADE !!!

É isso ai.....  criatividade = publicidade........ 



Design


O QUE É ESSA PALAVRINHA QUE MUITO SE FALA - 



GERALMENTE ESCUTA - SE  EM PROPAGANDAS E RÁDIO - 

TV - LOJAS .........entre outros meios ;



O Design é a palavra em inglês para desenho. 



A função do ''Design '' é criar e desenvolver projetos 

gráficos ou de comunicação visual, ou de concepção de 

objetos ou peças dos mais diversos tipos, a serem 

produzidas em grande escala. Na área gráfica, cria 

logotipos, define a formatação das páginas de uma 

publicação, como jornais e revistas, definindo o tipo e o 

tamanho das letras e a disposição das imagens. 

Pode trabalhar em meio digital, desenvolvendo interfaces 

para sites, games e dispositivos móveis, como celulares, 

smartphones e tablets. Neste caso, atua em editoras, 

agências de publicidade, birôs de computação gráfica 

produtoras de mídia digital. Em desenho industrial, o 

campo é muito amplo. O profissional trabalha com 

produtos de consumo, como 

eletrodomésticos, mobiliário, lustres, vestuário e jóias. Ou 

na fabricação de instrumentos 

equipamentos medico odontológicos, como camas para 

hospitais e instrumentos para dentistas. Pode desenhar, 

ainda, peças da construção civil, como azulejos e 

cerâmicas, ou seja, seja qual for o campo de atuação, 

fazem parte da preocupação desse profissional garantir a 

funcionalidade do objeto e a viabilidade econômica e 

industrial de sua fabricação.







Dependendo da área de atuação, o designer convive no dia a dia com arquitetos, profissionais de marketing, jornalistas, editores, engenheiros e especialistas em informática. Você pode ingressar na carreira como tecnólogo.




UM POQUITO DE HISTÓRIA DA ARTE ------- 



ARTE DO DESIGN:

  A Arte do Design surgiu durante a Revolução Industrial no século XVIII/XIX, quando a sofisticação das técnicas de impressão e de confecções de papeis permitiu a descrição de efeitos decorativos. O artista comercial ou mais especificamente os designers.Quando mais talentosos esses tipo de profissionais eram mais reconhecido eles seriam na época.
Com o passar do tempo o interesse pelas técnicas básicas e com a tecnologia avançada; os designers se viram obrigados a cumprir a risca a sua função original:a de casar estética e praticidade em todo e qualquer tipo de produto.
A interatividade nessa área alcançou um nível impressionante nos últimos tempos. O que se vê são escultores desenhando escovas de dente, projetistas de automóveis fazendo canetas e arquitetos desenvolvendo sapatos. Não é exagero dizer que alguns produtos só existem atualmente graças às soluções encontradas pelos designers.
O design é também uma profissão, cujo profissional é o designer. Os designers normalmente se especializam em projetar um determinado tipo de coisa. Atualmente as especializações mais comuns são o design de produto, design visual, design de moda e o design de interiores.

** Outras nomenclaturas que - são... importantes :

LOGOTIPO como palavra para representar um símbolo com tipologia que representa a identidade visual de um empresa.

Basicamente, logomarca é quando se cria uma marca, um símbolo. LOGOTIPO = APENAS AS LETRAS  --- LOGOMARCA = LETRAS + SÍMBOLO(desenho) ;

Símbolos :

 *** Símbolo ou Marca é um desenho que identifique a empresa



EXEMPLOS : LOGOTIPOS ( design de letras )











Logotipo é a identificação da empresa feita por letras.

EXEMPLOS : LOGOMARCAS ( design da letra + desenho )



(fontes : Internet )






VAMOS RELEMBRAR O ASSUNTO *************


Qual a diferença entre logotipo e logomarca?


SÍMBOLO: é um ícone ou ilustração abstrata para representar ou lembrar a empresa. Veja o exemplo da figura ao lado.

LOGOTIPO: é formado pelo NOME da empresa, escrito em extenso, de forma estilizada ou com algum design nas letras. Veja os exemplos da figura ao lado.

LOGOMARCA: é a junção do SÍMBOLO com o NOME da empresa. Veja o exemplo da figura ao lado.
Observe que a principal diferença entre o LOGOTIPO e a LOGOMARCA é que na LOGOMARCA, o SÍMBOLO não participa do NOME da empresa. Já no LOGOTIPO, o próprio NOME faz parte do SÍMBOLO.
















Profissões na área de Design 


  • Artista plástico/Criador de arte contemporânea
  • Cenógrafo/Animador visual
  • Ilustrador
  • Designer Gráfico
  • Designer de Equipamento
  • Designer Industrial
  • Designer de Espaços/Ambientes
  • Organizador de exposições
  • Artista Multimédia


Úlha: Logotipo = apenas letras.A logomarca é a 

junção do desenho mais a letra.

***********************


PARTICULARMENTE ADORO ESSE 


ASSUNTO.................




















*** NÃO PODEMOS DEIXAR DE 



DESTACAR NO 



BRASIL OS IRMÃOS CAMPANA - UM DOS 



GRANDES NOMES 



DESSA MARAVILHOSA ARTE.....




A SEGUIR  ALGUNS DE SEUS TRABALHOS !!!





Um arquiteto e um advogado do interior do Brasil se tornaram os designers brasileiros mais aclamados da atualidade e elevaram mobiliários ao status de obra de arte. Fernando e Humberto são os Irmãos Campana.










Ao mesmo tempo que apresentam trabalhos de intensa experimentação e tecnologia, seu trabalho se afasta da produção em série que caracteriza trabalhos de ponta, ao uni-lo à produção artesanal. Cada peça adquire caráter único e por isso muitas vezes ganha status de obra de arte. Os Campana rompem a fronteira existente entre arte e design.





Mestres do design, artistas da forma e 

criadores únicos, eles são os designers 

brasileiros com maior reconhecimento 

internacional. Dominam com maestria 

transformação de matérias-primas 

simples em objetos nobres.

No mundo do design, foi a partir da 

década de noventa do século XX que o 

Brasil saltou para as capas das 

principais revistas mundiais. 

Esta mediatização deveu-se, sobretudo, aos Irmãos Campana e às suas peças 

de forte impacto visual. Detentores de uma particular intuição e de gosto pela 

experiência empírica, Fernando e Humberto Campana souberam combinar 

a cultura urbana com as diversas manifestações da cultura popular, as belas 

artes e as expressões de rua, o engenho artesanal com a lógica da produção 

industrial, os materiais naturais com as matérias recicláveis. Apreendendo 

as marcas do próprio tempo, as suas propostas acabaram por ser a 

tradução do Brasil do samba e das favelas, do carnaval e da praia, das 

profundas clivagens sociais e do futebol, da alegria e colorido dos Trópicos. 

Recepcionadas Sobretudo enquanto símbolos culturais, as 

suas cadeiras tornaram-se rápida e simultaneamente ícones de uma cultura 

urbana e global, contribuindo para a construção da imagem de um 

Brasil moderno e cosmopolita. Ao serem valorizadas pela sua autenticidade e 

originalidade, contribuíram de um modo decisivo para a própria cultura 

globalizada.







As peças dos irmãos Campana estão representadas em importantes museus 

internacionais, entre os quais o MoMA (Museum of Modern Art) Também 

figuram em destaque em todas as mostras pontuais de Design, como foi o caso 

da Experimenta Design de 2003 em Lisboa, que lhes prestou homenagem.    



 ( Melissa tem nova parceria com os irmãos Campana )





NÃO FALAR  DOS IRMÃOS 

CAMPANAS QUANDO O ASSUNTO É 

DESIGN - BOM SUJEITO NÃO É......

VIVA ESSES GÊNIOS DESSA ARTE TÃO :

EXPRESSIVA, CRIATIVA E INOVADORA......








Respeite o Direito Autoral deste Blog e das fontes 

referenciadas !!!!!! 


by MSc Mello ( Drik@rt ) 











Nenhum comentário: