As manifestações artísticas mais antigas foram
encontradas na Europa, em especial na Espanha, sul da França e sul da
Itália.Na França encontramos o maior número de obras Pré-Históricas e até
hoje em bom estado de conservação,como as cavernas de Altamira, Lascaux e
Castilho;
Esse período pode ser dividido em três fases:
Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.
Paleolítico : Desta forma, o ser humano
tinha uma vida nômade (sem habitação fixa). Vivia da caça de animais de
pequeno, médio e grande porte, da pesca e da coleta de frutos e raízes.
Usavam instrumentos e ferramentas feitos a partir de pedaços de ossos e
pedras. Uma das formas de comunicação eram as pinturas rupestres. Através
deste tipo de arte, o homem
trocava ideias e demonstrava sentimentos e preocupações cotidianas.
Mesolítico : O
domínio do fogo foi o maior exemplo disto. Com o fogo, o ser humano pôde
espantar os animais, cozinhar a carne e outros alimentos, iluminar sua
habitação além de conseguir calor nos momentos de frio intenso. Outros dois
grandes avanços foram o desenvolvimento da agricultura e a domesticação
dos animais.
Cultivando a terra e criando animais, o homem conseguiu diminuir sua dependência
com relação a natureza.
|
Neolítico:
Criando objetos de metais, tais como, lanças, ferramentas e machados, os homens
puderam caçar melhor e produzir com mais qualidade e rapidez.
( fonte : internet )
Inicialmente, o desenho foi a forma preferida pelo homem para melhor se comunicar.
Os desenhos de Antigamente eram feitos com materiais primitivos, como o carvão,
terras coloridas, óleos....Para pintar usavam as mãos e bastões de madeiras e
ossos. O desenho nas cavernas representa a mais antiga manifestação artística o
próprio domínio de forma expressiva.
Pintura Rupestre = Rupestre ( gravado ou
traçado na rocha,na pedra) Pintura feita nas cavernas pelos pré – históricos.
( Pintura Rupestre - fonte : internet )
## A Pré – História está dividida em :
Paleolítico (
Idade da Pedra )
Mesolítico ( Idade da Pedra lascada)
Neolítico ( Idade dos Metais)
|
###A comunicação na
Arte,porém,só se completa quando a obra de Arte é
vista,ouvida,sentida,apreciada pelo público.Quando apreciamos uma obra de
Arte,nós lhe damos novos significados e interpretações.Foi nas paredes das
cavernas que surgiu a Arte mais precisamente nas pinturas rupestres ( gravuras rupestres ).
# Sugestões de Atividades que podem ser adotadas em sala de aula;
Metodologia: Converse com
os alunos para
descobrir o que eles sabem sobre a Pré-
História, e prepará-los para desenharem,
perguntando:
|
- Como vocês imaginam que os seres humanos viviam
na Pré-História?
- O que
existe hoje que não existia naquela época?
-Como imaginam que as pessoas na idade da pedra
se alimentam, tomavam banho,dormiam,brincavam?
-Como será que eles faziam arte?
-Os desenhos realizados nas cavernas, podem ser considerados Arte?
v
Durante a
discussão com base nas respostas dos alunos o professor deverá apresentar
algumas imagens a cerca da pré – história e fazer uma pequena explanação e
escrita sobre o assunto; a origem da Arte.
v
Imagine que você
vive na Pré-História e faça os
desenhos sugeridos. Um você dormindo e outro você comendo.
v
Em uma folha A4
divida em três parte o papel em: Paleolítico,Mesolítico e Neolítico e peça ao
aluno que represente através do desenho os 3 períodos da divisão da Pré-
História.Destacando as diferenças.
v
Você
conhece a canção ‘’As coisas’’ de Arnaldo Antunes?Ela trata de como são as
coisas do mundo. Mas será que elas já eram assim na Pré-História?Com bastante atenção , leia a canção e desenhe uma coisa da Pré - História que corresponda às palavras destacadas.
v
Faça
uma lista e desenhem coisas de hoje que vocês levariam na mala para uma
viagem no tempo até a Pré-História.
v
Peça
aos alunos que pensem e tentem lembrar-se de coisas que existem hoje que não
existiam na Pré-História: TV, geladeira, celular, computador, celular,
computador etc..;Pergunte se acham que adianta levar algo que funcione com
eletricidade.A lista pode ser feita na lousa como participação de todos os
alunos.Cada um escolhe da lista o que levar e desenha.
|
** Apresentação do
vídeo: Navegantes: Pré-História; ou o A era do Fogo; ou Uma odisseia no espaço; E após, pedi aos alunos
realizem uma pesquisa sobre Pintura Rupestre. A turma será dividida em pequenos
grupos e criaram murais sobre o assunto pesquisado e após apresentações dos
trabalhos para a turma; O professor deverá reservar um espaço na escola para
exposição dos trabalhos. O local deverá ser revestido com papel Graf para remeter as paredes das
cavernas.
A Guerra do Fogo.É um outro filme a ser comentado e analisado pelos alunos como suporte nas aulas da Pré - História.Porém use-o com cautela devidos algumas cenas sexuais do filme.Se a turma em questão não tem um conhecimento sobre sexualidade é melhor passar outro filme.
O filme também pode ser passado com uma forma de quebrar preconceitos e até para que os alunos entendam que o'' SEXO'' já existia também nesse período.
******************************************************
|
Esse estudo nos revelou que não existe muito conhecimento sobre a Pré-História. O pouco que se sabe desta longa e rica fase histórica da Humanidade é apenas fundamentado em hipóteses e de algumas convicções, muitas vezes temporárias, até que outras seguintes sejam descobertas. Isto ocorre porque os povos primitivos não haviam desenvolvido a escrita, justamente por isso esta época assim é denominada. Apesar disso, foi uma fase em que houve uma grande revolução histórica do mundo de forma geral, o que contraria o termo “Pré-História”, pois a História já estava sendo feita, apesar de não estar sendo escrita. Tanto é que o que aprendemos sobre a Pré-História é resultado de estudos de fósseis e de outros vestígios, como utensílios e pinturas em cavernas. No entanto, estudar este período é importante para que saibamos como surgiram determinadas atividades, costumes, culturas, usos e valores perpetuados até hoje: domesticar e criar animais é uma atividade que se desenvolveu primitivamente, assim como cultivar plantas e vegetais, dividir o trabalho para melhorar o rendimento, respeitar autoridades ou lutar por posses, além de terem desenvolvido a linguagem para se comunicar, a pintura para se expressarem; o fogo e a roda que são grandiosas heranças, o convívio social que é o que nos torna Humanos, enfim, estas certamente são grandes contribuições deixadas por nossos ancestrais. Porém, a maior de todas as colaborações, talvez a maior lição que os povos primitivos deixaram para suas gerações seguintes, seja a importância de registrar fatos, pois cada momento é único, nós somos únicos, e nós, querendo ou não, cientes ou não disto, a cada instante construímos uma história. A história de cada indivíduo somada a de outros indivíduos torna-se a História da Humanidade. Tudo o que fazemos é história e torna-se História, o tempo não pode apagar, apenas construir.
Respeite o Direito Autoral deste Blog e das fontes
referenciadas !!!!!!
by MSc Mello ( Drik@rt )
|
|