Onde tudo começou........

JÁ EXISTIA  ''ARTISTA'' NA PRÉ - HISTÓRIA ? ! 



 ******A ARTE SURGIU ONDE ? 

    ( fonte : internet ) 

 ### Você sabia que a primeira forma de comunicação do homem foi  o  -  **** desenho.

Então é certo dizer que foi nesse período que a Arte surgiu. *

Sim.......é certo ! 


 ####Foi nas paredes das cavernas que o homem criou sua primeira forma de Arte.
Desenhava coisas do dia-a-dia: caça, luta,nascimento de um filho entre outros.
       
 As manifestações artísticas mais antigas foram encontradas na Europa, em especial na Espanha, sul da França e sul da Itália.Na França encontramos o maior número de obras Pré-Históricas e até hoje em bom estado de conservação,como as cavernas de Altamira, Lascaux e Castilho;
Esse período pode ser dividido em três fases: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.

Paleolítico :  Desta forma, o ser humano tinha uma vida nômade (sem habitação fixa). Vivia da caça de animais de pequeno, médio e grande porte, da pesca e da coleta de frutos e raízes. Usavam instrumentos e ferramentas feitos a partir de pedaços de ossos e pedras. Uma das formas de comunicação eram as pinturas rupestres. Através deste tipo de arte, o homem trocava ideias e demonstrava sentimentos e preocupações cotidianas.
Mesolítico : O domínio do fogo foi o maior exemplo disto. Com o fogo, o ser humano pôde espantar os animais, cozinhar a carne e outros alimentos, iluminar sua habitação além de conseguir calor nos momentos de frio intenso. Outros dois grandes avanços foram o desenvolvimento da agricultura e a domesticação dos animais. Cultivando a terra e criando animais, o homem conseguiu diminuir sua dependência com relação a natureza. 
Neolítico: Criando objetos de metais, tais como, lanças, ferramentas e machados, os homens puderam caçar melhor e produzir com mais qualidade e rapidez. 


                                                                      ( fonte : internet ) 


Inicialmente, o desenho foi a forma preferida pelo homem para melhor se comunicar. Os desenhos de Antigamente eram feitos com materiais primitivos, como o carvão, terras coloridas, óleos....Para pintar usavam as mãos e bastões de madeiras e ossos. O desenho nas cavernas representa a mais antiga manifestação artística o próprio domínio de forma expressiva.











Pintura Rupestre = Rupestre ( gravado ou traçado na rocha,na pedra) Pintura feita nas cavernas pelos pré – históricos.



                                                                      ( Pintura Rupestre - fonte : internet )


 ## A Pré – História está dividida em : 


Paleolítico ( Idade da Pedra ) 

Mesolítico ( Idade da Pedra lascada) 

Neolítico ( Idade dos Metais) 











###A comunicação na Arte,porém,só se completa quando a obra de Arte é vista,ouvida,sentida,apreciada pelo público.Quando apreciamos uma obra de Arte,nós lhe damos novos significados e interpretações.Foi nas paredes das cavernas que surgiu a Arte mais precisamente nas pinturas rupestres ( gravuras rupestres ).

Sugestões de Atividades que podem ser adotadas em sala de aula;

Metodologia: Converse com os alunos  para descobrir o que eles sabem sobre a Pré-   História, e prepará-los para  desenharem, perguntando:



- Como vocês imaginam que os seres humanos viviam na Pré-História?
-  O que existe hoje que não existia naquela época?
-Como imaginam que as pessoas na idade da pedra se alimentam, tomavam banho,dormiam,brincavam?
-Como será que eles faziam arte?
      -Os desenhos realizados nas cavernas, podem ser considerados Arte?


v  Durante a discussão com base nas respostas dos alunos o professor deverá apresentar algumas imagens a cerca da pré – história e fazer uma pequena explanação e escrita sobre o assunto; a origem da Arte.

v  Imagine que você vive na Pré-História e  faça os desenhos sugeridos. Um você dormindo e outro você comendo. 

v  Em uma folha A4 divida em três parte o papel em: Paleolítico,Mesolítico e Neolítico e peça ao aluno que represente através do desenho os 3 períodos da divisão da Pré- História.Destacando as diferenças.

v  Você conhece a canção ‘’As coisas’’ de Arnaldo Antunes?Ela trata de como são as coisas do mundo. Mas será que elas já eram assim na Pré-História?Com bastante atenção , leia a canção e desenhe uma coisa da Pré - História que corresponda às palavras destacadas.

v  Faça uma lista e desenhem coisas de hoje que vocês levariam na mala para uma viagem no tempo até a Pré-História.

v  Peça aos alunos que pensem e tentem lembrar-se de coisas que existem hoje que não existiam na Pré-História: TV, geladeira, celular, computador, celular, computador etc..;Pergunte se acham que adianta levar algo que funcione com eletricidade.A lista pode ser feita na lousa como participação de todos os alunos.Cada um escolhe da lista o que levar e desenha.

 ** Apresentação do vídeo: Navegantes: Pré-História; ou o A era do Fogo;  ou Uma odisseia no espaço; E após, pedi aos alunos realizem uma pesquisa sobre Pintura Rupestre. A turma será dividida em pequenos grupos e criaram murais sobre o assunto pesquisado e após apresentações dos trabalhos para a turma; O professor deverá reservar um espaço na escola para exposição dos trabalhos. O local deverá ser revestido com papel Graf para remeter as paredes das cavernas.



A Guerra do Fogo.É um outro filme a ser comentado e analisado pelos alunos como suporte nas aulas da Pré - História.Porém use-o com cautela devidos algumas cenas sexuais do filme.Se a turma em questão não tem um conhecimento sobre sexualidade é melhor passar outro filme.
O filme também pode ser passado com uma forma de quebrar preconceitos e até para que os alunos entendam que o'' SEXO'' já existia também nesse período.
******************************************************


Esse estudo nos revelou que não existe muito conhecimento sobre a Pré-História. O pouco que se sabe desta longa e rica fase histórica da Humanidade é apenas fundamentado em hipóteses e de algumas convicções, muitas vezes temporárias, até que outras seguintes sejam descobertas. Isto ocorre porque os povos primitivos não haviam desenvolvido a escrita, justamente por isso esta época assim é denominada. Apesar disso, foi uma fase em que houve uma grande revolução histórica do mundo de forma geral, o que contraria o termo “Pré-História”, pois a História já estava sendo feita, apesar de não estar sendo escrita. Tanto é que o que aprendemos sobre a Pré-História é resultado de estudos de fósseis e de outros vestígios, como utensílios e pinturas em cavernas.
No entanto, estudar este período é importante para que saibamos como surgiram determinadas atividades, costumes, culturas, usos e valores perpetuados até hoje: domesticar e criar animais é uma atividade que se desenvolveu primitivamente, assim como cultivar plantas e vegetais, dividir o trabalho para melhorar o rendimento, respeitar autoridades ou lutar por posses, além de terem desenvolvido a linguagem para se comunicar, a pintura para se expressarem; o fogo e a roda que são grandiosas heranças, o convívio social que é o que nos torna Humanos, enfim, estas certamente são grandes contribuições deixadas por nossos ancestrais.
Porém, a maior de todas as colaborações, talvez a maior lição que os povos primitivos deixaram para suas gerações seguintes, seja a importância de registrar fatos, pois cada momento é único, nós somos únicos, e nós, querendo ou não, cientes ou não disto, a cada instante construímos uma história. A história de cada indivíduo somada a de outros indivíduos torna-se a História da Humanidade. Tudo o que fazemos é história e torna-se História, o tempo não pode apagar, apenas construir.




 




Respeite o Direito Autoral deste Blog e das fontes 

referenciadas !!!!!! 


by MSc Mello ( Drik@rt )