Sintaxe da Linguagem Visual - parte 02 ( Texturas e Cores )



E AI LEMBRAS DESSE ASSUNTO ? 

ixixiix.....já sei esqueceu né !!!!

Pois bem darei um tempinho para voltar no blog e fuçar essa aula.........ahhhh.....SINTAXE DA LINGUAGEM VISUAL !!! 

e ai lembrou ?

Vimos alguns.... faltam os elementos :

- TEXTURAS 
- CORES

E o que veremos a seguir......não dorme não !!!

Segue ;

A textura é um outro importante elemento 

básico da linguagem visual. Nas artes 

plásticas, é o elemento visual que expressa 

qualidade tátil das superfícies dos 

objetos (DONDIS, 1997). A palavra textura 

tem origem no ato de tecer.

CONCEITO 


TEXTURA É O ASPECTO DE UMA SUPERFÍCIE, OU SEJA, A PELE DE UMA FORMA ,QUE PERMITE IDENTIFICA-LÁ E DISTINGUI-LA DE OUTRAS FORMAS.QUANDO TOCAMOS OU OLHAMOS PARA UM OBJETO OU SUPERFÍCIE ''SENTIMOS'' QUE A PELE É : LISA,RUGOSA,MACIA,ÁSPERA OU ONDULADA.A TEXTURA É UMA SENSAÇÃO VISUAL OU TÁCTIL.SENDO ASSIM, APLICAMOS VÁRIAS FORMAS EM VÁRIOS TIPOS DE TEXTURAS .

### É CERTO DIZER ENTÃO QUE A TEXTURA É A PELE QUE REVESTE UMA ''FORMA''.

SIMMMMMMMMM........

## QUAIS SÃO AS TEXTURAS :


( arquivo : pessoal )

No desenho cria-se 
texturas com pontos 
e linhas.......
Utilização da textura nas artes visuais

     A textura é tão importante quanto a forma, tamanho, cor,etc. 

Existem várias técnicas para se criar texturas nas artes 

plásticas. O pintor, por exemplo, utiliza uma infinidade de 

técnicas para reproduzir ou criar a ilusão de textura tátil da 

vida real em suas obras. Entre as técnicas mais conhecidas 

estão a tinta diluída e o impasto (uso livre de grossas 

camadas de tinta para dar efeito de relevo).



Outra técnica conhecida é a frotagem. A palavra “frottage” 

é *** de origem francesa - frotter, que significa “esfregar”. 

Consiste em colocar uma folha de papel sobre uma 

superfície áspera, que contém alguma textura, e esfregá-la, 

pressionando-a com um bastão de giz de cera, por exemplo, 

para que a textura apareça na folha.

(arquivo : pessoal )

No campo da arte, essa técnica foi usada pela a primeira vez pelo o pintor, desenhista, escultor e escritor alemão Max Ernst (1891 – 1976), um dos fundadores do movimento “Dada” e posteriormente um dos grandes nomes do Surrealismo.


Os abstracionistas utilizam uma grande variedade de técnicas como a colagem com pedaços de jornais e materiais “expressivos” como madeira, papelão, barbante, areia, pedaços de pano etc.

Os artistas recorrem às texturas para:

 **Traduzir visivelmente o sentido de volume e os efeitos de superfície;

**Representar graficamente o claro e o escuro, a luz e a sombra.

( fontes : internet )















### TEMOS TAMBÉM 

AS TEXTURAS : 

LISAS

RUGOSAS

TÁTEIS

ÓTICAS











AS TEXTURAS PRINCIPALMENTE ÓTICAS E TÁTEIS SÃO TRABALHADAS PARA AJUDAREM OS DEFICIENTES VISUAIS.ELES TEM A SENSIBILIDADE MUITAS DAS VEZES MAIS APURADAS DO QUE NÓS.
A modalidade tátil é de ampla confiabilidade. Vai além do mero sentido do tato; inclui também a percepção e a interpretação por meio da exploração sensorial. Esta modalidade fornece informações a respeito do ambiente, menos refinadas que as fornecidas pela visão. As informações obtidas por meio do tato têm de ser adquiridas sistematicamente, e reguladas de acordo com o desenvolvimento, para que os estímulos ambientais sejam significativos. Ao contrário, o sentido da visão, que se desenvolveu com o passar do tempo, pode captar as informações instantaneamente e pode também processar nuances de informação por meio de “input” sensorial.












TEXTURAS NAS ARTES OU MELHOR COMO TÉCNICAS 

APLICADAS 







TÉCNICAS DE PINTURA SERÁ UM OUTRO ASSUNTO QUE VEREMOS........NESSA AULA ESTOU APENAS EXEMPLIFICANDO AS TEXTURAS EM ALGUMAS TÉCNICAS.ESSE CONTEÚDO PODE SER APLICADO TANTO AS ALUNOS DOS 6º ANO QUANTO AO 7º ANO.DIFERENCIANDO A MANEIRA DE TRABALHAR COM ESTE ELEMENTO *** TEXTURA ****







                      -  VAMOS FIXAR O ASSUNTO !!!!!!

( ARQUIVO : PESSOAL)

PROPOSTAS DE TRABALHO

1º- Precisar de três folhas de papel cavalinho A4 e de vários tipos de materiais riscadores de diferentes cores. 2º -Começa por procurar no interior da sala, texturas artificiais que possas decalcar ou friccionar numa das folhas. Máximo de 8 texturas. 3º-Utiliza outra folha para decalcares ou friccionares texturas naturais no exterior da sala de aula. Máximo de 8 texturas. 4º-Na terceira folha, faz uma esquadria de 2,5cm e cola, dentro dos limites das linhas, as texturas que obtiveste com a forma que quiseres para formar uma composição equilibrada.


OLHA AS NOVAS TECNOLOGIAS AI JUNTAMENTE CRUZANDO COM A ARTE. UM DOS ARTISTA QUE PODE SER TRABALHADO COM ALGUNS ELEMENTOS VISUAIS PRINCIPALMENTE A *** TEXTURA  E FORMAS GEOMÉTRICAS *** entre outros.....

### ROMERO BRITTO......

PEÇA A SEUS ALUNOS PRIMEIRAMENTE UMA PESQUISA SOBRE VIDA E OBRA DESSE ARTISTA.COMECE A EXPLICAR ALGUNS ELEMENTOS VISUAIS( ponto,linhas formas,texturas e cores).E EM SEGUIDA MOSTRE TRABALHOS DESSE GRANDE ARTISTA BRASILEIRO E TRABALHE ESSES ELEMENTOS ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO ( PERCEPÇÃO VISUAL) DO ALUNO.... E LOGO EM SEGUIDA....PEÇA  A RELEITURA NA QUAL OS ALUNOS IDENTIFIQUEM EM SEUS TRABALHOS CADA ELEMENTO VISUAL VISTO EM SALA.  ***** ( assunto que também veremos nesse blog )


( FONTES : INTERNET )






A textura gráfica, é a linha e o volume, também é um elemento visual nas artes, que sensibiliza uma superfície tornando-se qualquer material que deixa marcas, por exemplo: caneta, lápis, canetinha, giz de cera e tinta. Para cria-la, utilizamos pontos, linhas, formas repetidas, colocadas a uma mesma distância uma da outra, ou em distâncias variadas, criando padrões, o que dá uniformidade ou irregularidade à imagem criada. 
No caso do artista Romero Britto ele utiliza a ferramenta muitas das vezes o computador.
Esse assunto( Sintaxe da Linguagem Visual ) pode ser contextualizado também com : Arte do Renascimento,Arte Abstrata e Neo – Impressionismo e Arte da Pré -História. 



OUTRO ELEMENTO MUITO 

IMPORTANTE ***SÃO AS CORES :


A PALAVRA'' COR '' VEM DO LATIM COLORE = COLORIATRAVÉS DOS TEMPOS,O HOMEM SEMPRE FOI ATRAÍDO PELAS CORES E SENTIU NECESSIDADE DE EXPRESSAR- SE POR MEIO DELAS.PINTARAM NAS CAVERNAS,UTENSÍLIOS,CASAS,TEMPLOS E TÚMULOS.
É TAMBÉM POR MEIO DA COR E DA PINTURA QUE O HOMEM CONSEGUE EXPRESSAR SUAS  : TRISTEZA,ALEGRIA,DRAMA E SUA RELIGIOSIDADE.


( Arquivo : Pessoal )


A COR LUZ É BRANCA,MAS QUANDO SE DECOMPÕE FORMA O QUE CHAMAMOS DE ARCO - ÍRIS. EX : ARCO - ÍRIS, SUPERFÍCIES DE CD'S E RAIOS LUMINOSOS.
A COR PIGMENTO É AQUELA PERCEBIDA ATRAVÉS DE SUBSTâNCIAS CORANTES NA PRESENÇA DA LUZ. MOMENTO DIVIDIDA EM : NATURAIS ( CORES DA NATUREZA )QUÍMICAS ( CRIADAS PELO HOMEM ).....ESSA PARTE FOI FALADA EM OUTRO MOMENTO... PRIMEIRA PARTE DA AULA DE SINTAXE !!!! **** FUÇA LÁ.....





****** OBTEMOS O CINZA = PELA MISTURA DO 

PRETO + BRANCO.CLASSIFICADOS EM CORES NEUTRAS.

( BRANCO + PRETO ) = CINZA 

e as três cores são consideradas CORES NEUTRAS.



Para compreender melhor as cores análogas é 

necessário observar o círculo cromático onde 

são dispostas as cores primárias, secundárias e terciárias.

As cores análogas são cores vizinhas no círculo cromático.

 Exemplo: A cor Laranja é análoga do Amarelo e do Vermelho.


******* MONOCROMIA = MONO = UM = CROMIA = COR
É A HARMONIA CONSEGUIDA APENAS COM UMA COR, PODENDO -SE USAR DIFERENTES TONS DELA ( CLAROS OU ESCUROS ).TAMBÉM CHAMADA DE TOM SOBRE TOM, OU SEJA, DIFERENTES MATIZES DE UMA MESMA COR.


****************************
POLICROMIA = POLI = VÁRIAS = CROMIA = COR

É O EMPREGO DE MUITAS CORES ( DUAS +++ ),FORMANDO  UM TODO HARMÔNICO = AGRADÁVEL.

CROMAR EM ARTE SIGNIFICA = COLORIR




*** Você sabe o que é 

CROMOTERAPIA ?



É a prática da utilização das cores na cura de doenças. 

Vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas 

civilizações — como Egito antigo, ÍndiaGrécia e China 

— com o objetivo de harmonizar o corpo, atuando do 

nível físico aos mais sutis. No tratamento 

Cromoterápico, podemos utilizar várias técnicas como 

fonte de cura ou harmonização: luz do espectro solar, 

luz de lâmpadas coloridas, alimentação 

natural, mentalização das cores e ainda contato com a 

natureza. As técnicas descritas aqui, podem ser 

utilizadas no tratamento das moléstias conforme tabela 

de tratamentos mais comuns:

 AMARELOIndigestão, hepatite, icterícia, fígado, vesícula-biliar, pâncreas, rins, intestinos, espinhas e afecções da pele
LARANJAAsma, bronquite e pulmões
VERDEProblemas sanguíneos, feridas, infecções e cistos mamários
AZUL FORTEResfriado, sinusite, infecção do ouvido, estresse, tensão nervosa, reumatismo agudo e articulações
AZULInflamação de garganta, tireoide, prisão de ventre e espasmos
INDIGOInflamações dos olhos, catarata, glaucoma, cansaço ocular, epistache (sangramento nasal) e nevralgias
VIOLETAIncontinência urinária e psicoses


AO CAMINHAR PELAS RUAS,OBSERVE A 
QUANTIDADE DE CORES USADAS PARA CHAMAR A SUA ATENÇÃO.CADA UMA DELAS TRANSMITE SILENCIOSAMENTE UMA MENSAGEM.OS PUBLICITÁRIOS UTILIZAM A COR PARA CAUSAR IMPACTO E ESTIMULAR A MEMÓRIA E A IMAGINAÇÃO.POR MEIO DA MÍDIA IMPRESSA (REVISTA,JORNAL,OUT-DOORS,CARTAZES,FOLHETOS) ,BUSCAM INFLUENCIAR OS CONSUMIDORES PARA QUE ADQUIRAM O PRODUTO ANUNCIADO.A TELEVISÃO TAMBÉM É UM VEÍCULO DE PROPAGANDA PODEROSO.ALÉM DE UTILIZAR AS CORES PARA INFLUENCIAR OS CONSUMIDORES PODE COMBINAR EFEITOS DE SOM ÀS IMAGENS.  


### ESQUECEU O QUE É UMA COR LUZ.....??!!!!! 

FUCE NOVAMENTE ESSA AULA 


SIGNIFICADO ESTÁ POR AI.......VAMOS ESTUDAR !!!!



OBSERVE AS IMAGENS E EM VOZ ALTA AI DO OUTRO LADO ME DIGA .......DO SEU LADO ESQUERDO DA TELA É UMA IMAGEM COM CORES QUENTES OU FRIAS. JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA ?

- QUAL A COR QUE PREDOMINA NA IMAGEM DO LADO DIREITO DA TELA?

*********************** 
UM POQUITO DE COR COM OS ARTISTAS !!!
:




( fontes : internet )  




Então vamos continuar nosso estudo sobre AS CORES....

PARA CRIAR VERDADEIRAS OBRAS DE ARTE 

OU SIMPLESMENTE PINTURAS 

QUE ATRAIAM A ATENÇÃO DO OBSERVADOR, É 

INDISPENSÁVEL TER ALGUM CONHECIMENTO SOBRE 

A HARMONIA DAS CORES E DO CÍRCULO 

CROMÁTICO.


ENTÃO VEM COMIGO..................................................



CÍRCULO CROMÁTICO......

É composto por doze cores ou 6 cores: as três primárias, as secundárias e as seis terciárias. Este instrumento é utilizado na hora de compor ilustrações coloridas, é uma guia rápida com a qual podemos identificar facilmente as cores complementares, as análogas, as meio-complementares, e outras combinações harmônicas possíveis.

PARA CRIAR CORES TERCIÁRIAS MISTURA-SE SEMPRE UMA PRIMÁRIA + UMA COR SECUNDÁRIA = TERCIÁRIA.

SEGUE O EXEMPLO : 







UM POQUITO +++++.......Você sabia que foram os gregos os primeiros a preocupar-se com o estudo das cores? Mas também sabemos que os homens pré-históricos já se preocupavam em colorir seus desenhos nas cavernas (pinturas rupestres) e, para isso, copiavam as cores da natureza.
Mas de onde vêm as cores?
Só conseguimos enxergar as cores por causa da luz.
Você sabia que sem a luz não veríamos nenhuma delas?
A luz do sol, que percebemos como branca, é na verdade composta por sete cores: as cores do arco-íris, aquele que vemos no céu quando há sol e chuva ao mesmo tempo. Quando a luz do sol ilumina uma flor vermelha, significa que esta flor tem pigmentação vermelha. Isso quer dizer que a superfície dela absorve todas as outras cores da luz do sol, transforma-as em calor e reflete para os nossos olhos só a luz vermelha. Quer ver como isso é verdade? O preto absorve todas as sete cores e transforma-as em calor. Isso quer dizer que quando saímos com uma roupa preta em um dia de sol, sentimos muito calor! A cor branca reflete toda luz.
Foi Isaac Newton (1642-1727), um cientista inglês, quem descobriu isso tudo, quando decompôs a luz do sol com um prisma de cristal. Newton se preocupou com o estudo da luz.


Atividade – 

Nesta atividade vamos fazer a experiência do disco de Newton. Para isso você vai usar um compasso, um transferidor ou até mesmo um disco de CD como utilitário pra fazer o desenho de um círculo. Você deverá dividir esse círculo em sete partes iguais e colorir as partes com as cores bem semelhantes a do arco-irís. Depois de pronto, corte o círculo e use um lápis no centro do disco para ajudar a girá-lo. Você verá que cor vai surgir dessa experiência.

                                            ( fonte : Livro : Ciência Divertida )


TEMOS TAMBÉM AS CORES CHAMADAS DE ''quaternárias ''

 MISTURA DE DUAS CORES SECUNDÁRIAS 

SÃO : ARDÓSIA,CASTANHO E CITRINO



OBSERVE AS CORES NAS OBRAS E TENTE 

IDENTIFICA-LAS.TENDO COMO 

REFERÊNCIA ESSA AULA.OLHOS NAS OBRAS......

 Atividade – DESENHO LIVRE.

Crie um desenho livre. Faça o uso de muitas linhas, 

formas tortuosas, manchas, como quiser. Pinte este 

desenho com cores com o predomínio de tonalidades 

quentes ou frias.Escreva as cores usadas em  seu 

desenho e que tonalidade predomina nele.

( base dessa atividade : Elementos da Sintaxe Visual )



DESENHO LIVRE

Desenho livre é aquele que você solta a imaginação,a 

sua criatividade, a pessoa vai desenhando em seguida 


vislumbra a bonita obra de arte que criou. No desenho livre, os temas nos inspiram 


na criação e no uso de linhas e pontos. 


####### DIFERENTE DO DESENHO TÉCNICO : 


O desenho técnico é um ramo especializado do desenho, caracterizado pela sua 

normatização e pela apropriação que faz das regras da geometria descritiva. Tal 


forma de desenho é utilizada como base para a atividade projetora em disciplinas 


como a arquitetura, o design e a engenharia.



Especificadamente o assunto : Cores. Trabalha- se geralmente contextualizando - o  com os seguintes assuntos de Arte : ( não é necessário ) 

- Pré - História
- Grécia 
- Arte Indiana ( Mandala )
- Arte Islâmica 
- Movimentos :/ Impressionismo/ Expressionista / Fauvismo 

 *** QUANDO CONTEXTUALIZAMOS ASSUNTOS DE ARTE COM OUTROS ASSUNTOS TAMBÉM DE ARTE O ALUNO TEM UMA FACILIDADE MAIOR EM ENTENDER.




O mundo que nos cerca é colorido. 



Observe a natureza, a cor está em 



toda parte e de muitas formas: no 



mar, no céu, na terra, no sol, nas 



florestas, nos animais, nos 



pássaros e nas flores. Que linda é 



natureza, tão colorida! Se você não pode, neste 



momento, olhar a natureza, observe as coisas que o 



cercam. Observe como a roupa das pessoas é colorida, 



os objetos de cozinha, os objetos de decoração, os 



meios de comunicação, as fotografias, a nossa escova 



de dente! Que bom que as coisas têm cor, pois isso 




torna a vida mais alegre, não é mesmo?




( fontes: internet )

JÁ PAROU PARA PENSAR QUE A ARTE ESTÁ EM TODO O LUGAR. COMO ESTAMOS FALANDO DE COR.A COR ALÉM DE SER EMPREGADA PARA VENDER PRODUTOS,DITAR MODA E IMPOR MODELOS,TEM UMA FUNÇÃO MUITO ESPECIAL NA SOCIEDADE.DESEMPENHA IMPORTANTE PAPEL NA COMUNICAÇÃO VISUAL,OFERECENDO - NOS A POSSIBILIDADE DE IDENTIFICAR OBJETOS,LETRAS,LOCAIS,TRANSPORTES E TUDO QUE FAÇA PARTE DO NOSSO MUNDO.









Fontes dessa Aula - Meus livros

*** Marchesi Jr. Isaías.
Atividades de educação artística.
- São Paulo: Editora Ática, 2004. (Coleção Atividades de educação artística  Comprar livros)

***Valadares, Solange. Diniz, Célia.
Arte no cotidiano escolar. 
 Belo Horizonte: Editora Fapi, 2001. (Coleção - Arte no cotidiano escolar)

****Briochi, Gabriela.
Arte hoje.
- São Paulo: FTD, 2003 (Coleção - Arte hoje)

****Walpole, Brenda.
Ciência divertida - Luz.
- São Paulo: Melhoramentos, 1993.

**** O Mundo da Arte - Enciclopédia das Artes Plásticas em todos os tempos. Vários autores. 

(Livros a venda no mercado livre)


















Respeite o Direito Autoral deste Blog e das fontes  referenciadas !!!!!! 














Nenhum comentário: