Por que Planejar em Arte ? E ai sabes fazer um plano de aula em Arte ?








 ****  Seguindo aquela ideia de sistematizar conhecimentos que andam espalhados e fragmentados pela web, essa ''aula'' pode- se dizer assim  pretendo detalhar todo o processo de elaboração de um plano de aula e algumas variações que podem ocorrer (dependendo da teoria pedagógica do orientador ou da universidade).No final do texto, está disponível para download, no formato PDF, um modelo de plano de aula feito por mim..especificamente na área de Artes., o qual vamos analisar ao longo dessa pequena aula.Lembrando : Essa aula de como criar ou elaborar um plano de aula foi muito pedida nas minhas redes sociais e meus seguidores.Então vamos começar....................................................................................................................................

Primeiramente gosto muito desse link abaixo !!




COMEÇO NOSSA AULA COM ESSE LINK REFLEXIVO POIS A DISCIPLINA DE ARTE EXIGE ESSA ''CURIOSIDADE''.

A arte de ensinar é uma tarefa difícil demais para que alguém se envolva nela por 

comodismo, falta de fato melhor, ou porque é preciso auferir ganhos. O professor do 

século XXI, deve ser um profissional da educação que elabora com criatividade 

conhecimentos teóricos e críticos sobre a realidade ainda mais se tratando de Arte. 

Nessa era da tecnologia, os professores devem ser encarados e considerados como 

parceiros/autores na transformação da qualidade social da escola, compreendendo 

os contextos históricos, sociais, culturais e organizacionais que fazem parte e 

interferem na sua atividade docente. 

Professor de ARTE MESMO *** tem que ser ''autentico'' e acima de tudo ''CRIAR SUA 

PRÓPRIA PERSONALIDADE''.

OU SEJA FAZER A DIFERENÇA.....SER DIFERENTE...FAZER O QUE OUTROS FAZEM 

É MUITO FÁCIL!!! 


PROFESSOR DE ARTE ''MESMOOOOOOO'' **** CRIA,INVENTA E RENOVA 

SEMPRE!!! 


E DE QUE MANEIRA CONSTRUIR *** ESSAS MUDANÇAS..... ESSAS INVENÇÕES......


Através de um bom PLANEJAMENTO ou PLANO DE AULA.



 *****Tenho em mente quatro fatores importantes para todo esse processo de 

planejar.

# Em primeiro lugar o  PROFESSOR tem que gostar do que faz...amar sua 

profissão.

#Segundo lugar procurar através de suas praticas pedagógicas melhorar o 

 aperfeiçoamento do seu trabalho e tentar conhecer seu alunado( ser amigo do seu aluno).

 #E em terceiro  é preciso convencer ao alunado que a matéria de Artes é importante 

para aquele momento da vida deles e para o resto dela, além de que é uma disciplina 

normal e assim como as outras é preciso de nota para passar.

 #E o quarto e último 

entender de Arte além de dominar a prática docente precisa conhecer arte em sua 

essência e saber transmiti-la a ponto de levar os alunos à experiência desse 

conhecimento tanto no que se refere às teorias da história e crítica de arte, mas 

também aos experimentos práticos, as vivências sensíveis de produção e fruição de 

arte.  

( Trechos de uma entrevista minha para alunos de faculdade Artes Visuais - mesa redonda do ano de 2014)



AFINAL O QUE É PLANEJAR ?


Sabedora de que um plano serve como guia de 

orientação para o planejamento de processo de ensino, 

bem como a orientação do trabalho docente e para 

garantia da ação metodológica, considero a importância 

de se criar um PLANO DE AULA como instrumento 

necessário para uma boa prática pedagógica. Através 

dele é possível expressar os posicionamentos e a 

prática do professor envolvido, bem como apresentar a 

orientação geral do trabalho através de um roteiro 

organizado das unidades didáticas anualmente. 


UM POQUITO DE HISTÓRIA DO ENSINO DAS ARTES NO BRASIL.......

O ensino da Arte foi tornado obrigatório no 


Brasil em 1971, pela Lei de Diretrizes e 



Bases para a Educação Nacional – Lei 



5692/71. Não havia, neste período, cursos de formação de professores de Arte 



nas universidades brasileiras. Por isso, em 1973,visando atender rapidamente 



a demanda criada pela lei, o governo criou o curso de graduação em 



Educação Artística, cuja modalidade em Licenciatura Curta, com duração de 



apenas dois anos, permitiu aos graduados lecionar no 1º Grau.


A promulgação da Constituição em 1988 tornou necessária a elaboração de 



nova Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional. A nova LDB - Lei 



9.394/96, também chamada Lei Darcy Ribeiro, manteve a obrigatoriedade da 



Arte na educação básica: “O ensino da arte constituirá componente curricular 



obrigatório, nos diversos níveis da educação básica de forma a promover o 



desenvolvimento cultural dos alunos” (artigo 26, § 2o).Nos PCN:


“...entende-se que aprender arte envolve não apenas uma
atividade de produção artística pelos alunos, mas também a conquista da
significação do que fazem, pelo desenvolvimento da percepção estética,
alimentada pelo contato com o fenômeno artístico visto como objeto de
cultura através da história e como conjunto organizado de relações
formais...Ao fazer e conhecer arte o aluno percorre trajetos de aprendizagem
que propiciam conhecimentos específicos sobre sua relação com o mundo.”
(p.44)

As Artes Visuais são extremamente importantes para o desenvolvimento global do ser humano, devendo ser trabalhada com liberdade e seriedade desde cedo. Fazer Arte é uma das mais ricas formas de expressão de nossos sentimentos. Auxilia, por exemplo, na facilidade (ou não) da expressão escrita, uma vez que esta requer muita imaginação. O mercado de trabalho, hoje, exige cidadãos criativos e versáteis - muitos deles podem ser incentivados e estimulados na sua capacidade de criação.
A avaliação de uma produção artística está ligada á ideia do 'feio' e do 'bonito', a qual está enraizada nas pessoas, o que faz com que estas julguem os trabalhos artísticos de acordo com as suas concepções de beleza. A busca da perfeição e da superação dos próprios limites, com a aceitação dos erros, deve ser incentivada desde cedo, pois são valores fundamentais para o desenvolvimento do ser humano. Estes e outros valores, bem como a História da Arte no Mundo, vêm ao encontro dos objetivos da nova LDB e dos educadores comprometidos com o desenvolvimento da Cultura em geral, visando uma Sociedade mais justa, mais solidária e mais sensível. Aprender a apreciar uma obra de arte desenvolve a sensibilidade. Estudar a História da Arte, além de complementar o ensino de História tradicional, faz-nos entender com maior profundidade a evolução humana. 
Planejar Arte pode contribuir tanto para a consciência de seu lugar no mundo como para a compreensão de conteúdos das demais disciplinas, pois o trabalho interdisciplinar garante o sucesso do processo de ensino aprendizagem.

#### Os modelos de Plano de Aula - variam muito de professor para professor.Porém ressalto alguns itens importantes na construção do seu PLANEJAMENTO.Vem comigo ......

Quando construímos um Plano de Aula - o professor de Arte tem que saber o ''tempo cronológico da Arte''.Pois esse será a base dos conteúdos programáticos a serem abordados no planejamento.É fundamental ter uma ordem e direcionamento  traçado do trabalho, ou 

seja, suas ações pedagógicas.



( Exemplo - não posso 


falar de Arte Contemporânea se o aluno 

não tem nenhum conhecimento específico e teórico da Arte.Primeiramente relata- se o inicio do surgimento da Arte  e assim por diante) ........
Segue : 

**** TEMPO CRONOLÓGICO DA ARTE




“A arte é apenas um substituto enquanto a beleza 
da vida for deficiente. Desaparecerá 
proporcionalmente, à medida que a vida adquirir 
equilíbrio.” Piet Mondrian


Os Historiadores de Arte, críticos e estudiosos classificam os Períodos, Estilos ou Movimentos Artísticos separadamente, para facilitar o entendimento das produções artísticas. Não há coincidência com a linha do tempo histórica, pois a partir de 1848 consideramos o início da Arte Moderna e o movimento Pop Art o início da Arte Pós-Moderna.Sabendo desse tempo da Arte os conteúdos de Arte serão produzidos  respeitando também os " ANOS '' = Séries do alunado.


A SEGUIR - EXEMPLO DE PLANO 




***** PLANO DE AULA E SEUS ITENS 


1) Identificação : ( cite seu nome,clientela -

quais as séries que você irá trabalhar ao longo do ano )

2)Apresentação ( uma pequena apresentação do 

planejamento )

3)Objetivo Geral ( em poucas palavras qual a 

finalidade do plano)

4)Conteúdos ( assuntos a serem abordados no 

planejamento )

5)Avaliação ( como você avaliará seu aluno no 


decorrer das aulas )

6)Bibliografia ( autores que 

serviram de fontes )




 **- Conteúdos 

ou Conteúdos Programáticos podem  

seguirem esses modelos . Seguem; 


Conteúdo

Ensinar
Deve
 Aprender

Metodologia
Materiais
do aluno e professor



CONTEÚDOS CONCEITUAIS
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
CONTEÚDOS ATITUDINAIS

 *** Dependendo da orientação do seu pedagogo a formatação do Plano de Aula não exige Regras Específicas.Porém ele pode ser apresentado no formato : Paisagem ou Retrato.
 ***** EXEMPLO DE PLANO DE AULA - ANUAL.SEGUE ;




Lembre-se sempre o  **Tempo na Arte não precisa usar todos os Movimentos Históricos referentes ao Estudo da Arte nos conteúdos programáticos.Frise os mais importantes ( os que se destacaram e tiveram algum significado histórico,cultural e artístico, o que eles representaram e suas contribuições para essa mudança da Arte).....
Outra dica... se vai emprestar seu 
''Planejamento'' use seu carimbo ou antes coloque sempre Marca D'água em todo o seu Plano de Aula.Plagiar é crime Lei : Nº 9.610 


Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental
(PCN, 1997, 1998) orientam o professor para que trabalhe com artes
visuais, música, teatro e dança, mas de modo que não fica obrigado
a fazê-lo, cada profissional, com todas as modalidades. isso está de
acordo também com a lei n.º 9.394/96, que retira do professor a
obrigatoriedade de trabalhar, ao mesmo tempo, com as quatro
modalidades artísticas: dança, música artes visuais e teatro. a partir
daí, o professor pode escolher a modalidade com a qual vai

trabalhar, de acordo com a sua formação específica.
Cada professor também tem liberdade para escolher o modo como vai trabalhar, pensando, ao mesmo tempo, que, ainda que trabalhe com a produção de obras e objetos artísticos, o seu objetivo principal é formar a sensibilidade para a recepção, formar público receptor das artes.
                     O trabalho com as outras modalidades, por sua vez, poderá contar com agentes múltiplos que realizarão as suas atividades em conjunto com o professor: sujeitos da comunidade, professores e artistas convidados pela escola etc.Assim, será da escola, do professor e da coordenação pedagógica a tarefa de organizar o programa de arte para que possa contemplar um maior número de habilidades artísticas durante a trajetória do aluno, contando se possível, com agentes da comunidade. Desse modo, a ideia de um professor “polivalente” ficará em segundo plano. É importante que o professor participe de cursos de atualização, capacitação e que a escola tente montar o seu quadro com professores de todos os campos da arte.





A TODOS NÓS PROFESSORES DE ARTES :

O professor que trabalha com o ensino de arte precisa dialogar com o tempo histórico em que vivemos de modo crítico e aberto a um só tempo. Os desafios da escola do século XXI também são os seus. O professor de arte tem diante de si a responsabilidade de tocar o aluno como ente plural, e de modo também plural proporcionar-lhe a possibilidade de desenvolver-se como ser integral, em face da fragmentação veloz da informação e das relações humanas de um modo geral. Isso quer dizer: acompanhar o aluno na formação da sensibilidade, enquanto hábil e criativo receptor de obras de arte visuais, espetáculos de dança, shows musicais e peças de teatro, entre outras.
O professor terá o cuidado de desenvolver um processo de ensino aprendizagem que ofereça ao aluno espaço e tempo para aprender lendo, escutando, olhando, observando, interpretando criticamente, analisando fazendo. Desse modo, lançam-se as bases do futuro imprevisível: há educandos que serão verdadeiramente artistas e há aqueles que serão frequentadores das artes, receptores, quer produzam obras e objetos artísticos, quer apenas as apreciem e interpretem de forma estética ou cognitiva. Os dois grupos experimentam o prazer estético e se sentem à vontade para serem seres sensíveis e racionais, simultaneamente. Assim, o sentido do ensino de arte na escola caracteriza-se por:

******* Promover no educando a competência para ler o mundo e a
sociedade através da apreciação, do fazer e da contextualização
do produto artístico. Por meio de sua criatividade, individual ou
coletivamente, o educando poderá experimentar e vivenciar as
diversas manifestações das diferentes forma de arte, a partir de
um olhar atento/crítico em que a sensibilidade é utilizada para
pensar, olhar, fazer arte e escrever sobre ela.Ou seja, o que diz a doutora em Artes e nossa grande mestra Ana Mae Barbosa.... a Arte de hoje é : criativa,feita e contextualizada.O profissional que não sabe a Proposta Triangular de Barbosa rasgue seu diploma.


 ( By - MSc Mello )

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“A função da arte não é a de passar por portas 

abertas, mas a de abrir portas fechadas.” 


―Ernerst Fischer



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 by MSc Mello ( Drik@rt ) 


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