Primeiramente gosto muito desse link abaixo !!
COMEÇO NOSSA AULA COM ESSE LINK REFLEXIVO POIS A DISCIPLINA DE ARTE EXIGE ESSA ''CURIOSIDADE''.
A arte de ensinar é uma tarefa difícil demais para que alguém se envolva nela por
comodismo, falta de fato melhor, ou porque é preciso auferir ganhos. O professor do
século XXI, deve ser um profissional da educação que elabora com criatividade
conhecimentos teóricos e críticos sobre a realidade ainda mais se tratando de Arte.
Nessa era da tecnologia, os professores devem ser encarados e considerados como
parceiros/autores na transformação da qualidade social da escola, compreendendo
os contextos históricos, sociais, culturais e organizacionais que fazem parte e
interferem na sua atividade docente.
comodismo, falta de fato melhor, ou porque é preciso auferir ganhos. O professor do
século XXI, deve ser um profissional da educação que elabora com criatividade
conhecimentos teóricos e críticos sobre a realidade ainda mais se tratando de Arte.
Nessa era da tecnologia, os professores devem ser encarados e considerados como
parceiros/autores na transformação da qualidade social da escola, compreendendo
os contextos históricos, sociais, culturais e organizacionais que fazem parte e
interferem na sua atividade docente.
Professor de ARTE MESMO *** tem que ser ''autentico'' e acima de tudo ''CRIAR SUA
PRÓPRIA PERSONALIDADE''.
OU SEJA FAZER A DIFERENÇA.....SER DIFERENTE...FAZER O QUE OUTROS FAZEM
É MUITO FÁCIL!!!
PROFESSOR DE ARTE ''MESMOOOOOOO'' **** CRIA,INVENTA E RENOVA
SEMPRE!!!
SEMPRE!!!
E DE QUE MANEIRA CONSTRUIR *** ESSAS MUDANÇAS..... ESSAS INVENÇÕES......
Através de um bom PLANEJAMENTO ou PLANO DE AULA.
*****Tenho em mente quatro fatores importantes para todo esse processo de
planejar.
planejar.
# Em primeiro lugar o PROFESSOR tem que gostar do que faz...amar sua
profissão.
#Segundo lugar procurar através de suas praticas pedagógicas melhorar o
aperfeiçoamento do seu trabalho e tentar conhecer seu alunado( ser amigo do seu aluno).
#E em terceiro é preciso convencer ao alunado que a matéria de Artes é importante
para aquele momento da vida deles e para o resto dela, além de que é uma disciplina
normal e assim como as outras é preciso de nota para passar.
#E o quarto e último
entender de Arte além de dominar a prática docente precisa conhecer arte em sua
essência e saber transmiti-la a ponto de levar os alunos à experiência desse
conhecimento tanto no que se refere às teorias da história e crítica de arte, mas
também aos experimentos práticos, as vivências sensíveis de produção e fruição de
arte.
AFINAL O QUE É PLANEJAR ?
A TODOS NÓS PROFESSORES DE ARTES :
O professor que trabalha com o ensino de arte precisa dialogar com o tempo histórico em que vivemos de modo crítico e aberto a um só tempo. Os desafios da escola do século XXI também são os seus. O professor de arte tem diante de si a responsabilidade de tocar o aluno como ente plural, e de modo também plural proporcionar-lhe a possibilidade de desenvolver-se como ser integral, em face da fragmentação veloz da informação e das relações humanas de um modo geral. Isso quer dizer: acompanhar o aluno na formação da sensibilidade, enquanto hábil e criativo receptor de obras de arte visuais, espetáculos de dança, shows musicais e peças de teatro, entre outras.
O professor terá o cuidado de desenvolver um processo de ensino aprendizagem que ofereça ao aluno espaço e tempo para aprender lendo, escutando, olhando, observando, interpretando criticamente, analisando fazendo. Desse modo, lançam-se as bases do futuro imprevisível: há educandos que serão verdadeiramente artistas e há aqueles que serão frequentadores das artes, receptores, quer produzam obras e objetos artísticos, quer apenas as apreciem e interpretem de forma estética ou cognitiva. Os dois grupos experimentam o prazer estético e se sentem à vontade para serem seres sensíveis e racionais, simultaneamente. Assim, o sentido do ensino de arte na escola caracteriza-se por:
Sabedora
de que um plano serve como guia de
orientação para o planejamento de processo
de ensino,
bem como a orientação do trabalho docente e para
garantia da ação
metodológica, considero a importância
de se criar um PLANO DE AULA como instrumento
necessário para uma boa prática
pedagógica. Através
dele é possível expressar os posicionamentos e a
prática do
professor envolvido, bem como apresentar a
orientação geral do trabalho através
de um roteiro
organizado das unidades didáticas anualmente.
O ensino da Arte foi tornado obrigatório no
Brasil em
1971, pela Lei de Diretrizes e
Bases para a Educação Nacional – Lei
5692/71.
Não havia, neste período, cursos de formação de professores de Arte
nas
universidades brasileiras. Por isso, em 1973,visando atender rapidamente
a
demanda criada pela lei, o governo criou o curso de graduação em
Educação Artística, cuja modalidade em Licenciatura Curta, com duração de
apenas dois
anos, permitiu aos graduados lecionar no 1º Grau.
A
promulgação da Constituição em 1988 tornou necessária a elaboração de
nova Lei
de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional. A nova LDB - Lei
9.394/96,
também chamada Lei Darcy Ribeiro, manteve a obrigatoriedade da
Arte na educação
básica: “O ensino da arte constituirá componente curricular
obrigatório, nos
diversos níveis da educação básica de forma a promover o
desenvolvimento
cultural dos alunos” (artigo 26, § 2o).Nos PCN:
“...entende-se que aprender arte envolve não
apenas uma
atividade de produção artística pelos alunos,
mas também a conquista da
significação do que fazem, pelo
desenvolvimento da percepção estética,
alimentada pelo contato com o fenômeno
artístico visto como objeto de
cultura através da história e como conjunto
organizado de relações
formais...Ao fazer e conhecer arte o aluno
percorre trajetos de aprendizagem
que propiciam conhecimentos específicos sobre
sua relação com o mundo.”
(p.44)
As Artes Visuais são extremamente importantes para o desenvolvimento global do
ser humano, devendo ser trabalhada com liberdade e seriedade desde cedo. Fazer
Arte é uma das mais ricas formas de expressão de nossos sentimentos. Auxilia,
por exemplo, na facilidade (ou não) da expressão escrita, uma vez que esta
requer muita imaginação. O mercado de trabalho, hoje, exige cidadãos criativos
e versáteis - muitos deles podem ser incentivados e estimulados na sua
capacidade de criação.
A avaliação de uma produção artística está ligada á ideia do 'feio' e do
'bonito', a qual está enraizada nas pessoas, o que faz com que estas julguem os
trabalhos artísticos de acordo com as suas concepções de beleza. A busca da
perfeição e da superação dos próprios limites, com a aceitação dos erros, deve
ser incentivada desde cedo, pois são valores fundamentais para o
desenvolvimento do ser humano. Estes e outros valores, bem como a História da
Arte no Mundo, vêm ao encontro dos objetivos da nova LDB e dos educadores
comprometidos com o desenvolvimento da Cultura em geral, visando uma Sociedade
mais justa, mais solidária e mais sensível. Aprender a apreciar uma obra de
arte desenvolve a sensibilidade. Estudar a História da Arte, além de
complementar o ensino de História tradicional, faz-nos entender com maior
profundidade a evolução humana.
Planejar
Arte pode contribuir tanto para a consciência de seu lugar no mundo como para a
compreensão de conteúdos das demais disciplinas, pois o trabalho interdisciplinar
garante o sucesso do processo de ensino aprendizagem.
#### Os modelos de Plano de Aula - variam muito de professor para professor.Porém ressalto alguns itens importantes na construção do seu PLANEJAMENTO.Vem comigo ......
Quando construímos um Plano de Aula - o professor de Arte tem que saber o ''tempo cronológico da Arte''.Pois esse será a base dos conteúdos programáticos a serem abordados no planejamento.É fundamental ter uma ordem e direcionamento traçado do trabalho, ou
seja, suas ações pedagógicas.
Segue :
**** TEMPO CRONOLÓGICO DA ARTE
Os Historiadores de Arte, críticos e estudiosos classificam os Períodos, Estilos ou Movimentos Artísticos separadamente, para facilitar o entendimento das produções artísticas. Não há coincidência com a linha do tempo histórica, pois a partir de 1848 consideramos o início da Arte Moderna e o movimento Pop Art o início da Arte Pós-Moderna.Sabendo desse tempo da Arte os conteúdos de Arte serão produzidos respeitando também os " ANOS '' = Séries do alunado.
A SEGUIR - EXEMPLO DE PLANO
*** Dependendo da orientação do seu pedagogo a formatação do Plano de Aula não exige Regras Específicas.Porém ele pode ser apresentado no formato : Paisagem ou Retrato.
***** EXEMPLO DE PLANO DE AULA - ANUAL.SEGUE ;
#### Os modelos de Plano de Aula - variam muito de professor para professor.Porém ressalto alguns itens importantes na construção do seu PLANEJAMENTO.Vem comigo ......
Quando construímos um Plano de Aula - o professor de Arte tem que saber o ''tempo cronológico da Arte''.Pois esse será a base dos conteúdos programáticos a serem abordados no planejamento.É fundamental ter uma ordem e direcionamento traçado do trabalho, ou
seja, suas ações pedagógicas.
( Exemplo - não posso
falar de Arte Contemporânea se o aluno
não tem nenhum conhecimento específico e teórico da Arte.Primeiramente relata- se o inicio do surgimento da Arte e assim por diante) ........
**** TEMPO CRONOLÓGICO DA ARTE
“A arte é apenas um substituto enquanto a beleza
da vida for deficiente. Desaparecerá
proporcionalmente, à medida que a vida adquirir
equilíbrio.” Piet Mondrian
A SEGUIR - EXEMPLO DE PLANO
***** PLANO DE AULA E SEUS ITENS
1) Identificação : ( cite seu nome,clientela -
quais as séries que você irá trabalhar ao longo do ano )
2)Apresentação ( uma pequena apresentação do
planejamento )
3)Objetivo Geral ( em poucas palavras qual a
finalidade do plano)
4)Conteúdos ( assuntos a serem abordados no
planejamento )
5)Avaliação ( como você avaliará seu aluno no
decorrer das aulas )
6)Bibliografia ( autores que
serviram de fontes )
finalidade do plano)
4)Conteúdos ( assuntos a serem abordados no
planejamento )
5)Avaliação ( como você avaliará seu aluno no
decorrer das aulas )
6)Bibliografia ( autores que
serviram de fontes )
**- Conteúdos
ou Conteúdos Programáticos podem
seguirem esses modelos . Seguem;
Conteúdo
|
Ensinar
|
Deve
Aprender
|
Metodologia
|
Materiais
do aluno e professor
|
CONTEÚDOS
CONCEITUAIS
|
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
|
CONTEÚDOS
ATITUDINAIS
|
*** Dependendo da orientação do seu pedagogo a formatação do Plano de Aula não exige Regras Específicas.Porém ele pode ser apresentado no formato : Paisagem ou Retrato.
***** EXEMPLO DE PLANO DE AULA - ANUAL.SEGUE ;
Lembre-se sempre o **Tempo na Arte não precisa usar todos os Movimentos Históricos referentes ao Estudo da Arte nos conteúdos programáticos.Frise os mais importantes ( os que se destacaram e tiveram algum significado histórico,cultural e artístico, o que eles representaram e suas contribuições para essa mudança da Arte).....
Outra dica... se vai emprestar seu
''Planejamento'' use seu carimbo ou antes coloque sempre Marca D'água em todo o seu Plano de Aula.Plagiar é crime Lei : Nº 9.610
Os Parâmetros
Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental
(PCN, 1997, 1998)
orientam o professor para que trabalhe com artes
visuais, música,
teatro e dança, mas de modo que não fica obrigado
a fazê-lo, cada
profissional, com todas as modalidades. isso está de
acordo também com a
lei n.º 9.394/96, que retira do professor a
obrigatoriedade de
trabalhar, ao mesmo tempo, com as quatro
modalidades
artísticas: dança, música artes visuais e teatro. a partir
daí, o professor pode
escolher a modalidade com a qual vai
trabalhar, de acordo
com a sua formação específica.
Cada professor também
tem liberdade para escolher o modo como vai trabalhar, pensando, ao mesmo
tempo, que, ainda que trabalhe com a produção de obras e objetos artísticos, o
seu objetivo principal é formar a sensibilidade para a recepção, formar público receptor das artes.
O trabalho com as outras modalidades,
por sua vez, poderá contar com agentes múltiplos que
realizarão as suas atividades em conjunto com o professor: sujeitos da
comunidade, professores e artistas convidados pela escola etc.Assim, será da
escola, do professor e da coordenação pedagógica a tarefa de organizar o
programa de arte para que possa contemplar um maior número de habilidades
artísticas durante a trajetória do aluno, contando se possível, com agentes da
comunidade. Desse modo, a ideia de um professor “polivalente” ficará em segundo
plano. É importante que o professor participe de cursos de atualização,
capacitação e que a escola tente montar o seu quadro com professores de todos
os campos da arte.
A TODOS NÓS PROFESSORES DE ARTES :
O professor que trabalha com o ensino de arte precisa dialogar com o tempo histórico em que vivemos de modo crítico e aberto a um só tempo. Os desafios da escola do século XXI também são os seus. O professor de arte tem diante de si a responsabilidade de tocar o aluno como ente plural, e de modo também plural proporcionar-lhe a possibilidade de desenvolver-se como ser integral, em face da fragmentação veloz da informação e das relações humanas de um modo geral. Isso quer dizer: acompanhar o aluno na formação da sensibilidade, enquanto hábil e criativo receptor de obras de arte visuais, espetáculos de dança, shows musicais e peças de teatro, entre outras.
O professor terá o cuidado de desenvolver um processo de ensino aprendizagem que ofereça ao aluno espaço e tempo para aprender lendo, escutando, olhando, observando, interpretando criticamente, analisando fazendo. Desse modo, lançam-se as bases do futuro imprevisível: há educandos que serão verdadeiramente artistas e há aqueles que serão frequentadores das artes, receptores, quer produzam obras e objetos artísticos, quer apenas as apreciem e interpretem de forma estética ou cognitiva. Os dois grupos experimentam o prazer estético e se sentem à vontade para serem seres sensíveis e racionais, simultaneamente. Assim, o sentido do ensino de arte na escola caracteriza-se por:
******* Promover no educando a competência
para ler o mundo e a
sociedade através da
apreciação, do fazer e da contextualização
do produto artístico.
Por meio de sua criatividade, individual ou
coletivamente, o
educando poderá experimentar e vivenciar as
diversas manifestações
das diferentes forma de arte, a partir de
um olhar
atento/crítico em que a sensibilidade é utilizada para
pensar, olhar, fazer
arte e escrever sobre ela.Ou seja, o que diz a doutora em Artes e nossa grande mestra Ana Mae Barbosa.... a Arte de hoje é : criativa,feita e contextualizada.O profissional que não sabe a Proposta Triangular de Barbosa rasgue seu diploma.
( By - MSc Mello )
( By - MSc Mello )
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“A função da arte não é a de passar por portas
abertas, mas a de abrir portas fechadas.”
―Ernerst Fischer
by MSc Mello ( Drik@rt )
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