Filosofando com Arte



### FALAR DE ARTE E NÃO FILOSOFAR É BRINCADEIRA. ENTÃO VAMOS ENTENDER MELHOR ESSA RELAÇÃO.


A questão da arte é a de saber o que é a arte. Esta tem sido importante tanto na estética do século XX como na prática da arte.
Por vezes, parece que os artistas tiveram de confrontá-la nos seus trabalhos para serem levados a sério pelo mundo da arte.
Assim como o mito e a ciência são modos de organização da experiência humana – o primeiro baseado predominantemente na emoção e o segundo na razão – também a arte vai aparecer no mundo humano como forma de organização, como modo de transformar a experiência vivida em objeto de conhecimento, desta vez por meio do sentimento.
A arte é percepção da realidade na medida em que cria formas sensíveis que interpretam o mundo, proporcionando o conhecimento por familiaridade com a experiência afetiva.
A arte é um dos modos simbólicos de que o ser humano se utiliza para atribuir significados ao mundo, mostrando por meio de um objeto as possibilidades do real.
A arte fala à nossa imaginação e, por isso, sua compreensão exige sensibilidade treinada, disponibilidade e conhecimento de história geral e de história da arte.
Analisar uma obra de arte é sempre um exercício de conhecimento e de sensibilidade que alarga a nossa compreensão do real.



**** Mais.........; Qual é a filosofia da Arte? Ou será que existe isso na Arte ? !!!!!!

 ### ARTE COMO CONHECIMENTO DO MUNDO : 

E vez de dizer que as coisas são assim, o artista mostra, por meio da sua criação, que coisas podem ser assim.
Esta, é uma das primeiras características da arte: o objeto artístico fala à nossa imaginação, deixa ver-ouvir-sentir o que poderia ser. E, desse ponto de vista, não existe arte verdadeira e arte falsa.
Não há mentira em arte. Porque a arte não tem por objetivo mostrar a realidade como ela é, mas como pode ser. E as faces do poder ser são muitas. Daí os vários tipos de arte.
Aprofundando um pouco essa ideia, vemos que, no mundo atual, a função da arte e o seu valor não estão em copiar a realidade, mas sim na representação simbólica que um artista faz do mundo humano. Ele atribui sentido à realidade que o cerca e organiza a experiência, o vivido, transformando-a em objeto de conhecimento.
Ao criar a obra, o artista parte da intuição, isto é, do conhecimento imediato da forma concreta e individual da experiência para a simbolização, desse conhecimento em um objeto que também é concreto, sensível e individual.
A obra de arte, entretanto, não se dirige primeiramente ao intelecto, e sim à imaginação e ao sentimento.
Tentando compreender o fenômeno artístico um conceito cuja compreensão é necessária, se queremos atingir uma séria consciência artística: 

 ***** a beleza. 

E quando fala -se de Beleza = Estética na Arte 

Em seu uso inicial, a ''estética'' se referia ao estudo das obras de arte enquanto criações da sensibilidade, tendo como finalidade o belo.Considerando-se,a Arte como produto do espírito, e lembrando que este se manifesta através da intuição, deduzimos que a ideia geral de beleza, que está intimamente ligada ao conceito da arte, também será compreendida com o sentimento intuitivo.
Vários são os teóricos que discutem o significado do conceito de beleza alegando que a experiência estética varia de acordo com as culturas, as épocas, os povos, e assim por diante.E realmente, uma vez que a necessidade de expressão artística é permanente e universal, na múltipla diversidade de conceitos implícita nesta universalidade encontraremos também diversos tipos de beleza com os quais o ser humano se satisfaz. A cultura de cada povo possui saberes próprios, oriundos do seu desenvolvimento, que condicionam todos os seus sistemas de expressão, notadamente característicos de cada região. Também de indivíduo para indivíduo, mesmo sendo estes contemporâneos, a arte irá variar, caracterizando-se pela diversidade de representação, sensibilidade, personalidade e interesses de cada um. Mesmo obras de um mesmo indivíduo, por vezes variam bastante de acordo com a experiência, estados de ânimo, idade, etc......Independente da dificuldade de definição do que seja a ''Arte'', o fato é que ela está sempre presente na história humana, sendo inclusive um dos fatores que a diferenciam dos demais seres vivos. Além disso, a produção artística pode ser de grande ajuda para o estudo de um período ou de uma cultura particular, por revelar valores do meio em que é produzida.








( fonte : Internet )
Portanto entender a Arte é praticamente'' filosofar'' com o interior de cada ser humano.Artes e Filosofia se complementam enquanto manifestações humanas. Se a Filosofia busca o conhecer, a Arte busca a expressão tanto do conhecido como do desconhecido.











#### Dica : Esse assunto pode ser abordado em especial aos filhotes ( alunos ) -  ** maiores : EJA - MÉDIO - UNIVERSITÁRIOS.

Com os pequenos apenas mostrar o ''Conceitos da Arte'' .











Respeite o Direito Autoral deste Blog e das fontes 

referenciadas !!!!!! 


by MSc Mello ( Drik@rt ) 






Nenhum comentário: